in

Rússia pode se desconectar da internet a qualquer momento!

Leia entra em vigor e o governo pode desconectar o país a qualquer momento!

russia-pode-se-desconectar-da-internet-a-qualquer-momento

A lei da “Internet soberana” sancionada pela Rússia entrou em vigor na última sexta-feira(1). O país pode, a qualquer momento, se desconectar da internet global. Os analistas políticos temem que a medida tenha como foco a censura online.

A lei foi assinada pelo então presidente Vladimir Putin em maior deste ano, e segundo o governo, é para garantir a segurança da Rússia no caso de algum ataque grave cibernético. A lei que entrou em vigor prevê controlar a internet do país, e este centro de controle será em Moscou.

Assim, a lei permite que a Rússia tenha sua própria estrutura de internet nacional controlada através de infraestrutura própria. E assim, poderia se desconectar do resto do mundo. Especialistas da áreas afiram que isso é possível.

Para poder gerenciar o fluxo de informações a seu favor, eles precisam ter um sistema instalado de antemão, disse Sergey Sanovich, do Centro de Política de Tecnologia da Informação da Universidade de Princeton, em entrevista à CNBC.

A lei já é causa de muitos protestos no país desde o começo do ano. Defensores dos direitos humanos alertam que a lei é uma ameaça a liberdade de expressão e a mídia.

A lei da ‘internet soberana’ pretende fornecer uma base legal para a vigilância em massa e permite que o governo aplique efetivamente a legislação existente on-line que prejudica a liberdade de expressão e privacidade, disse a Human Rights Watch em um post no blog quinta-feira .

O governo russo quer, ao mesmo tempo, restringir muitas liberdades online. Assim, o uso de serviços de trocas de mensagens que utiliza criptografia, são alvos. Inclusive, o Telegram é um dos principais focos.

Caso a medida entre em ação, os provedores de internet terão que direcionar o tráfego através de servidores especiais. Estes por sua vez, são gerenciados pelo Roskomnadzor, o regulador de telecomunicação do país. E assim, uma espécie de intranet passaria a funcionar em todo o país.

A RuNet já vem sendo planejada a pelo menos 5 anos, inclusive anteriormente, a Rússia tentou obrigar as empresas estrangeiras a manter os dados de cidadãos russos em servidores localizados tão somente na Rússia.

Os políticos locais estão divididos, e temem que essa separação tenha uma impacto econômico catastrófico, e assim desencadear serviços modernos como assistência médica, serviços bancários e outros em um momento de decadência e involução.

Até agora, a Rússia permanece conectada à internet mundial, mas isso pode mudar a qualquer momento. No entanto, o governo já divulgou um documento detalhando um teste programado para ocorrer ainda neste mês de novembro.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Facebook, Mozilla e Cloudflare anunciam novo padrão de credenciais delegadas TLS

Facebook, Mozilla e Cloudflare anunciam novo padrão de credenciais delegadas TLS

Google corrige bug no Chrome para Android

Google Chrome: duas novas vulnerabilidades descobertas pela Kaspersky! Atualize seu navegador agora! A falha afeta Linux, Mac e Windows!