Rust Toolchain e muitas novidades devem fazer parte do kernel Linux 6.8

Rust Toolchain e muitas novidades devem fazer parte do kernel Linux 6.8, que está começando a ser trabalhado. O mantenedor do Rust For Linux, Miguel Ojeda, estava entre os que enviaram solicitações pull antecipadas de mudanças de recursos de código para o ciclo do kernel Linux 6.8 agora aberto.

O Linux 6.8 é outro ciclo trazendo uma atualização do Rust toolchain. Desta vez, o toolchain Rust está sendo atualizado para Rust 1.74.1. Como mencionado muitas vezes antes, o toolchain Rust para o kernel Linux continuará a ser atualizado em relação a novas versões upstream até que todas as partes estejam em vigor para que uma linha de base de versão mínima sã e segura possa ser declarada para o uso do kernel Linux.

Rust Toolchain e muitas novidades devem fazer parte do kernel Linux 6.8

Embora não faça parte deste pedido de mesclagem para o Linux 6.8, já existe uma série de patches que leva o toolchain até a nova versão do Rust 1.75. Outra melhoria do Rust para Linux recentemente flutuou na lista de discussão, mas não faz parte dessa mesclagem, é o suporte do LoongArch para o código do kernel do Rust Linux.

O Rust para Linux 6.8 agora também pode automatizar parte do manuseio manual de constantes, preparativos para o suporte a ARM64 a ser mesclado, reduzindo o inchaço de inclusão de cabeçalho nas exportações, novos recursos para o kernel e caixas de macros e documentação atualizada.

Veja esta lista completa de patches de recursos do Rust para Linux 6.8.

Linux 6.8 EDAC pronto para lidar com erros em aceleradores de IA AMD & Intel Meteor Lake P/PS

As atualizações do subsistema EDAC (Detecção e Correção de Erros) para Linux 6.8 foram enviadas para lidar com relatórios ECC no Linux e outras atualizações de driver de detecção/recuperação de erros.

Do lado da AMD, eles puxam o suporte para os “aceleradores de IA da AMD” e o que eles querem dizer com isso é o suporte da série AMD Instinct MI300. Fora por um tempo agora tem sido os patches EDAC para o Instinct MI300 e que está sendo mantido no Linux 6.8. Os patches reconhecem os modelos AMD Family 19 0x90 0x9f dentro do driver AMD64 EDAC. O driver também agora reconhece o tipo de memória HBM3 encontrado com o MI300A.

O driver Intel EDAC “igen6” também viu uma série de novas plataformas agora suportadas também. O novo suporte à plataforma Intel EDAC no Linux 6.8 inclui agora lidar com SoCs Alder Lake N, Raptor Lake P, Meteor Lake P e Meteor Lake PS. Esses bits de ID necessários estão no lugar e prontos para ir para o Linux 6.8.

Além do novo suporte de hardware Intel e AMD no espaço EDAC, o resto das atualizações EDAC para Linux 6.8 não são particularmente dignas de nota.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile