RustyHermit oferece um Unikernel modular baseado em Rust para MicroVMs

Ele funciona em pequenas máquinas virtuais.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

RustyHermit, um unikernel modular escrito em Rust destinado ao manuseio de micromáquinas virtuais, foi apresentado neste final de semana na conferência anual da FOSDEM em Bruxelas. Então, o RustyHermit oferece um Unikernel modular baseado em Rust para MicroVMs.

O RustyHermit está sendo desenvolvido como um sucessor baseado em Rust do HermitCore, um antigo esforço unikernel dos mesmos desenvolvedores de software, mas que foi escrito em C e agora considerado obsoleto em favor da solução baseada em Rust.

O RustyHermit foi projetado para suportar a plataforma virtual microVM do QEMU, bem como o Firecracker para lidar com máquinas virtuais leves. O projeto também está desenvolvendo o Uhyve como um hipervisor mínimo escrito em Rust para imagens RustyHermit.

O modelo de propriedade do Rust garante segurança de memória/thread e nos permite eliminar muitas classes de bugs em tempo de compilação. Consequentemente, o uso de Rust para desenvolvimento de kernel promete menos vulnerabilidades em comparação com linguagens de programação comuns.

O kernel e a integração no tempo de execução do Rust são inteiramente escritos em Rust e não usam nenhum código C/C++. Estendemos a cadeia de ferramentas do Rust para que o processo de construção seja semelhante ao fluxo de trabalho normal do Rust. Os aplicativos Rust que usam o tempo de execução do Rust e não usam diretamente os serviços do sistema operacional podem ser executados no RustyHermit sem modificações.

RustyHermit oferece um Unikernel modular baseado em Rust para MicroVMs

Recurso funciona em pequenas máquinas virtuais.

RustyHermit está recebendo financiamento por meio do programa de pesquisa e inovação Horizon 2020 da UE. Stefan Lankes, Martin Kröning e Jonathan Klimt estavam apresentando na FOSDEM sobre este projeto unikernel.

O uso de Rust foi supostamente escolhido para RustyHermit por ser produtivo, divertido e seguro. Alguns dos recursos que ainda estão em andamento para este unikernel são suporte ARM, reformulação da pilha TCP/IP, maior modularização e outros recursos.

Aqueles que desejam aprender mais sobre o RustyHermit podem ver o conjunto de slides em PDF do FOSDEM 2023. Aqueles que desejam verificar o código podem encontrar este unikernel dual Apache e MIT licenciado no GitHub.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.