in

Sabayon Linux baseado no Gentoo adiciona criptografia completa de disco. Linux Lite é lançado. OpenMandriva e DragonFlyBSD terão novidades.

As imagens do Sabayon Linux 19.03 e do Linux Lite já estão disponíveis para download.

Sabayon Linux baseado no Gentoo adiciona criptografia completa de disco. Linux Lite é lançado. OpenMandriva e DragonFlyBSD terão novidades.

Após alguns meses de silêncio, o sistema operacional Sabayon Linux baseado no Gentoo finalmente recebeu uma nova versão. As novas imagens trazem não apenas componentes atualizados dos repositórios do Gentoo Linux, mas também novos recursos e melhorias muito necessárias. Entre as principais novidades, foi incluída a criptografia completa de disco.

Sabayon Linux baseado no Gentoo adiciona criptografia completa de disco. Linux Lite é lançado. OpenMandriva e DragonFlyBSD terão novidades.

Apoiado por uma infra-estrutura de construção totalmente nova e alimentado pelo kernel Linux 4.20, o Sabayon Linux 19.03 está disponível com suporte completo de criptografia de disco através do instalador gráfico Calamares, que substitui o Anaconda como instalador padrão. Além disso, possui suporte a sistemas UEFI de 32 bits e Dracut como substituição para o genkernel-nex como utilitário de geração initramfs e Python 3 por padrão.

Nós investimos tempo em tornar nossas ferramentas internas melhores, dramaticamente importantes para futuras melhorias em nosso modelo de lançamento”, disseram os desenvolvedores no anúncio. Estamos usando a Mottainai em nossa infraestrutura de construção para automatizar a criação e lançamento do Sabayon, permitindo dimensionar horizontalmente a carga necessária para construir ISOs, pacotes e muito mais. O impacto é perceptível para nós, por exemplo, para construir todos os sabores ISOs que agora leva menos de 2 horas.

Outras melhorias

Ele também apresenta melhorias no driver gráfico AMDGPU para suporte estendido ao AMD Radeon Vega. Isso inclui o AMD Radeon VII, junto com o suporte inicial do AMD FreeSync, que será ativado quando o kernel do Linux 5.0 atingir os repositórios de software, através do Mesa 19.0.xe Driver de gráficos xf86-video-amdgpu 19.0.x.

O suporte Nvidia FreeSync também foi implementado na versão 19.03 do Sabayon Linux. Assim, ele pode ser ativado para monitores compatíveis com o G-Sync nos drivers gráficos Nvidia 418.43 através do utilitário nvidia-settings. Por outro lado, esta versão remove o suporte para drivers Nvidia Legacy, forçando os usuários da série GPU não-GTX Nvidia GeForce 8000 a usarem o driver gráfico nouveau.

A próxima versão poderá apresentar nova aparência, suporte a Linux 5.0 e ARMv7

Não há nova versão do Sabayon Linux sem componentes principais atualizados, que trazem muitas melhorias e novos recursos para aplicativos e programas existentes. Do mesmo modo, há melhorias no Entropy, o gerenciador de pacotes padrão do Gentoo Linux. O Sabayon Linux 19.03 adiciona um melhor rastreamento de dependências “automáticas” no Entropy, junto com um novo comando, “equo mark”.

O próximo lançamento do Sabayon Linux poderia apresentar uma nova aparência, já que os desenvolvedores pretendem:

  • adicionar mais polimento à sua distribuição GNU/Linux com lançamento baseado no Gentoo;
  • suporte a novos dispositivos CUDA;
  • novos repositórios ARMv7 em camadas;
  • melhor suporte para Backends AMDGPU, OpenCL e OpenMP;
  • instalador não-assistido;
  • edição atualizada do Server e kernel Linux 5.0.

Até lá, você pode fazer o download do Sabayon Linux 19.03 agora mesmo através dos espelhos oficiais de download como  Sabayon Linux KDESabayon Linux GNOMESabayon Linux XfceSabayon Linux LXQtSabayon Linux MATESabayon Linux Server e Sabayon Linux. Edições mínimas. O Sabayon Linux é suportado apenas em computadores de 64 bits.

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Desenvolvimento multiplataforma – Parte 2 – Plataformas

nova-os-linux-o-sistema-operacional-governo-cubano

Nova OS Linux: Um sistema operacional apoiado pelo governo cubano!