Sabores do Ubuntu 20.10 também foram lançados

Por Claylson Martins 5 minutos de leitura

Além do lançamento final do Ubuntu 20.10 saíram as novas compilações da família de sabores do Ubuntu, que inclui Kubuntu, Ubuntu MATE e Ubuntu Budgie. Os sabores oficiais lançados como parte do Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla) incluem também o Xubuntu 20.10, Lubuntu 20.10, Ubuntu Studio 20.10 e Ubuntu Kylin 20.10.

Kubuntu 20.10

O Kubuntu 20.10 é construído em torno do KDE Plasma 5.19 e não do mais recente KDE Plasma 5.20 que acaba de sair. Isso significa que os usuários do Kubuntu não se beneficiam dos recursos e funcionalidades mais recentes (que existem em abundância), ainda há muitas “novidades” para desfrutar.

Os miniaplicativos da bandeja do sistema agora compartilham uma aparência unificada, o widget do reprodutor de áudio foi aprimorado e há uma série de novos widgets do monitor do sistema para experimentar. Os aplicativos KDE 20.08.1 estão incluídos, assim como as versões mais recentes do LibreOffice, Firefox e outros softwares principais.

Baixe o Kubuntu 20.10 (64 bits .iso)

Ubuntu Budgie 20.10

Ubuntu Budgie 20.10 não é muito diferente do Ubuntu Budgie 20.04 (uma tendência verdadeira para a maioria dos sabores do Ubuntu desta vez para ser justa). O menu padrão do aplicativo agora é capaz de mostrar ações (por exemplo, fazer logout, reiniciar, etc), bem como as configurações do GNOME (por exemplo, Display, Power etc).

Há, como sempre, um monte de opções de miniaplicativos, complementos e temas disponíveis, incluindo um iniciador de aplicativo experimental em tela inteira chamado LightPad e um layout de desktop no estilo macOS. Nenhum deles está habilitado ou configurado na instalação padrão, portanto, você precisará procurá-los.

Baixe o Ubuntu Budgie 20.10 (.iso de 64 bits)

Xubuntu 20.10

O Xubuntu 20.10 dá uma primeira impressão fantástica graças a um papel de parede de mesa estrelado emoldurado por uma IU de desktop descomplicada. O único problema? Este é exatamente o mesmo do Xubuntu 20.04 LTS.

Como o Xfce 4.16 ainda não foi lançado, não há melhora no desktop principal além de correções de bugs e pequenos ajustes. Existem alguns aplicativos atualizados herdados do Ubuntu, como o novo lançamento do Firefox. Infelizmente, não consigo encontrar nenhum tipo de registro de alterações sobre qualquer outra coisa que possa ter mudado.

Baixe o Xubuntu 20.10 (64 bits .iso)

Ubuntu Kylin 20.10

Ubuntu Kylin é uma versão da língua chinesa, mas, entre todos os sabores, é o que apresenta mais mudanças. Kylin 20.10 inclui uma versão totalmente nova do (muito atraente) desktop UKUI 3.0 baseado em Qt que foi muito melhorado em relação às versões anteriores, incluindo um novo Centro de Notificações, barra de tarefas redimensionável, menu de aplicativos e gerenciador de arquivos em destaque.

A única grande desvantagem é, como sempre, o idioma. O Ubuntu Kylin é virtualmente impenetrável; não há uma maneira fácil de mudar para o idioma inglês e muitos dos principais recursos da distros exigem contas com serviços de Internet baseados na China.

Baixe o Ubuntu Kylin 20.10 (64 bits .iso)

Ubuntu Studio 20.10

Tudo muda no Ubuntu Studio 20.10. A distro agora usa ambiente de desktop Plasma como a tela na qual os criativos podem ser, bem, criativos, e o Calamares assume as tarefas de instalação. Apesar de trocar o DE, o layout e aparência geral do Ubuntu Studio 20.10 não é muito diferente do Ubuntu Studio 20.04 baseado em Xfce!

Em relação aos aplicativos, os usuários agora encontrarão Darktable aninhado no menu de aplicativos (substituindo Rawtherapee ); Openshot e Pitivi se foram, suplantados por Kdenlive (escolha sábia); e Calf Studio Gear (Calf Plugins) foram trocados em favor dos plugins LSP ”.

Baixe o Ubuntu Studio 20.10 (.iso de 64 bits)

Ubuntu MATE 20.10

O Ubuntu MATE tem o desktop 1.24.1 (que de forma impressionante também será portada para o Ubuntu MATE 20.04).

Uma mudança importante que este lançamento faz (que a maioria das pessoas não notará) é a troca para Indicadores Ayatana de Indicadores Ubuntu. Essa mudança tem benefícios de longo prazo, pois o projeto é distro-agnóstico. Ubuntu MATE 20.10 também inclui um novo aplicativo de web cam para substituir o Cheese baseado em GTK.

Baixe o Ubuntu MATE 20.10 (.iso de 64 bits)

Share This Article
Sair da versão mobile