in

Como executar uma distribuição Linux no PlayStation 4

Desenvolvedor promete rodar distribuições Linux. Projeto é desenvolvido no Github.

O desenvolvedor Valentin Breiz atualizou recentemente o seu PS4 Linux Loader, uma ferramenta de carregamento simples projetada com um único objetivo: executar o Linux no PlayStation 4 da Sony. Os consoles PlayStation 4 executam o firmware 4.55. Saiba como instalar uma distribuição Linux no PS4.

Isso é possível graças ao recurso de kernel da IDC para o firmware 4.05, que agora foi atualizado para o firmware 4.55 também. No entanto, por enquanto, o Linux só funciona em alguns modelos PS4 com um sistema de arquivos FAT.

Os modelos PlayStation 4 compatíveis são CUH-1102A, CUH-1115A e CUH-1116A com um sistema de arquivos FAT e firmware 4.05 ou 4.55. Também está sendo desenvolvido suporte para CUH-1216, CUH-1216A, CUH-1216B e CUH-1208B.

Veja como executar o Linux no PlayStation 4

Se você tiver um dos modelos PlayStation 4 “FAT” mencionados acima executando o firmware 4.55 ou 4.05, você pode tentar executar uma distribuição GNU/Linux baixando os arquivos bzImage e initramfs.cpio.gz aqui e colocá-los em um pendrive formatado como FAT32.

Coloque o pendrive contendo os arquivos bzImage e initramfs.cpio.gz em qualquer uma das portas USB do PlayStation 4. Em seguida, acesse o endereço http://darbness.com/ps4  utilizando o netcat ou o PS4 Payload Sender. Mais detalhes podem ser encontrados no GitHub. Lá, o desenvolvedor afirma que está trabalhando na portabilidade do transmissor MN864729 para o Linux. A ideia é adicionar suporte de saída de vídeo para modelos PlayStation 4 mais recentes.

Não há confirmação de que o PS4 vá rodar perfeitamente qualquer distribuição GNU/Linux. 

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Liberte Seu Roteador Com Sistemas WRT – Parte 1

Liberte Seu Roteador Com Sistemas WRT – Parte 1

Microsoft e Linux

Debian e Kali chegam à Microsoft Store