in

Saiba como o Google nomeia os lançamentos do Android!

O Google tem alguns critérios para nomear o Android. Você sabia que o Android inicialmente não era do Google? Pois é!

Saiba como o Google nomeia os lançamentos do Android!

O Android do Google já ultrapassou uma década de existência em 2018. Neste momento, a versão que esta sendo distribuída ao redor do mundo é a 9.0, que foi nomeada pelo Google como Android 9.0. No entanto, aqui no Brasil o Android 9.0 Pie, ainda não é uma realidade em larga escala, se bem que nem mesmo o Android 8.0 Oreo é maioria nas terras tupiniquins.

Enquanto a gente aguarda, não é uma má ideia aprender um pouco sobre o Android e as nomenclaturas que são lançadas sem que a primeira casa decimal do Android é alterada. Para dar início a explanação, e para responder a pergunta retórica do subtítulo, vamos ao começo de tudo.

O Google não desenvolveu o Android, na época, era uma startup que estava quase morrendo devido a falta de investimentos. E assim, no ano de 2005, o Google comprou o Android que inicialmente era desenvolvimento apenas para telefones simples e câmeras digitais.

Até a Samsung chegou a cogitar a compra da startup que criou o Android, mas não concluiu a compra. Claro, fui uma gigantesca falta de inteligência, pois a Samsung acreditou que o Android seria um fracasso. A primeira versão do Android foi lançada pela T-Mobile G1, conhecido popularmente como HTC Dream.

Na época, o iPhone 2 da Apple estava a todo funcionamento, e foi no mesmo ano que o Android 1.0 deu as caras. E hoje, certamente algumas empresas devem amargar por não ter comprado o Android, afinal, o mundo inteiro aguarda o famoso e esperado, Android 9.0 Pie. Mas, agora é hora de conhecer todos os nomes das versões do Android lançadas até hoje.

Perceba que o Google nomeia os lançamentos do Android por ordem alfabética, e que depois do Pie a próxima versão do Android será a Q. Além disso, todas as versões do Android recebem nome de doces, ninguém sabe ao certo o que vai acontecer quando essa sequência em ordem alfabética usando nome de doces acabar.

Versões do Android e seus nomes

  1. Android 1.5: Cupcake Android
  2. Android 1.6: Android Donut
  3. Android 2.0: Eclair Android
  4. Android 2.2: Android Froyo
  5. Android 2.3: Gingerbread Android
  6. Android 3.0: favo de mel Android
  7. Android 4.0: Android Ice Cream Sandwich
  8. Android 4.1 a 4.3.1: Android Jelly Bean
  9. Android 4.4 a 4.4.4: Android KitKat
  10. Android 5.0 a 5.1.1: Android Lollipop
  11. Android 6.0 a 6.0.1: Android Marshmallow
  12. Android 7.0 a 7.1: Android Nougat
  13. Android 8.0 para Android 8.1: Android Oreo
  14. Android 9.0: Android Pie

É isso! Em breve mais curiosidades, não só sobre Android, mas como outros sistemas também!

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

firefox-adotara-tecnica-anti-impressao-digital-do-tor-browser

Firefox adotará técnica anti-impressão digital do Tor Browser

Surge instalador do novo Microsoft Edge baseado no Chromium

Novo Edge/Chromium estará disponível somente para Windows 10