Saiba instalar uma GUI no CentOS, Red Hat Enterprise Linux ou AlmaLinux

Tenha uma GUI GNOME minimalista para servidores com CentOS, Red Hat Enterprise Linux ou Alma Linux!

É comum usuários ou administradores de sistemas Linux utilizarem uma versão minimalista de uma das distribuições Linux para servidores. E na maioria das vezes as distribuições instaladas de maneira mínima, podem demandar o uso de GUI em algum momento. Mas, saiba que não é por necessidade, mas porque às vezes algumas admins podem ter dificuldades no uso exclusivo do Terminal. Desta forma, vamos instalar um GUI leve, simples, e que não vai comprometer o desempenho ou consumo de recurso.

GUI gráfica mínima para sistemas CentOS, RHEL ou AlmaLinux

Agora vamos para os comandos. Por padrão, a GUI que vamos instalar é com o GNOME. Você terá uma versão do GNOME, KDE compacta, o que vai garantir que consumo de recursos sejam mínimos. Lembre-se que não vamos instalar um ambiente gráfico completo, apenas o necessário para que tudo funcione. Porém, vamos precisar baixar em torno de 1GB de download e após a instalação os arquivos já instalados devem consumir em torno de 1.1GB.

Para começar abra o Terminal e execute os seguintes comandos, primeiro vamos atualizar o sistema e listar os grupos de ambientes disponíveis em seu sistema:

Terminal
sudo dnf update -y
sudo dnf group list

Agora, neste passo, vamos instalar a GUI GNOME, mas você também poderá escolher entre o GNOME ou KDE, além de um Host de Virtualização. Como a lista sempre é atualizada, é bem capaz que novos ambiente sejam disponibilizados como GUI em breve.

Terminal
sudo dnf groupinstall "Server with GUI" && dnf groupinstall "Workstation"

Por fim, vamos reiniciar o servidor e ajustar para que a inicialização seja feita com a nossa GUI GNOME.

Terminal
reboot
systemctl set-default graphical

Agora, vamos reiniciar o sistema novamente para que a configuração GUI tenha efeito:

Terminal
reboot

Ao reiniciar, você verá a tela de login do GUI GNOME. Esperamos ter ajudado você.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile