Saiba mais sobre o novo instalador de interface do usuário Anaconda Web do Fedora

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura
Imagem: It´s FOSS News

Há mais de um ano um novo instalador de interface do usuário (UI) Anaconda Web do Fedora está em desenvolvimento. Neste artigo, você saberá um pouco mais desse instalador, que melhra a cada dia.

Novo instalador de interface do usuário Anaconda Web do Fedora

O novo instalador de interface do usuário Anaconda Web do Fedora visa substituir o instalador existente, que usa uma interface antiga baseada em GTK3, conhecida por ser ineficiente e insegura em alguns casos de uso.

Esse novo instalador está em desenvolvimento há meses e, recentemente, seu desenvolvimento pôde ser mostrado, graças às atualizações de progresso compartilhadas por Martin Kolman (Via: It´s FOSS News) no FOSDEM 23.

De acordo com essa atualização, a interface do usuário da Web usa um back-end moderno com Python, DBus, Cockpit e React/PatternFly em seu núcleo. Devido a isso, eles agora podem resolver muitos problemas conhecidos de UX desde o início; também é mais fácil obter uma experiência consistente. Como a Canonical também está trabalhando em um novo instalador com o Ubuntu 23.04 para fornecer uma experiência de usuário moderna, faz sentido do ponto de vista de UX.

Mais do instalador

Para garantir que tudo funcione corretamente, eles usaram a estrutura de teste Cockpit e também executaram vários testes de unidade e pixel para ver como o instalador se comportava sob certas condições. Em seu estado atual, o instalador pode instalar um sistema operacional em funcionamento com o seguinte fluxo de instalação:

  • Instalação + Seleção do Idioma do Sistema (pré-selecionado por geolocalização).
  • Seleção de disco, com detecção de disco adicional em tempo de execução.
saiba-mais-sobre-o-novo-instalador-de-interface-do-usuario-anaconda-web-do-fedora
Imagem: It´s FOSS News
  • Tela de revisão, que mostra uma visão geral do que foi selecionado.
  • Tela de progresso, que mostra o progresso da instalação.
saiba-mais-sobre-o-novo-instalador-de-interface-do-usuario-anaconda-web-do-fedora
Imagem: It´s FOSS News
Imagem: It´s FOSS News

Martin também destacou alguns desafios e problemas que eles enfrentaram durante o desenvolvimento do novo instalador de IU da Web. Um deles é escolher quais funcionalidades ter e quais descartar, ao mesmo tempo em que evita problemas anteriores de UX e mantém as coisas consistentes.

Então, há um problema em escolher um mecanismo da web entre GTK3 WebKit e Firefox, considerando que cada um tem suas deficiências: no caso do GTK3 WebKit, o tamanho é menor e usa menos RAM, mas o desempenho não está à altura; considerando que, no caso do Firefox, ele precisa de mais espaço e RAM, mas oferece desempenho uniforme; além disso, questões devem ser abordadas sobre como tornar a conexão remota fácil e segura.

O desenvolvimento do novo instalador de interface do usuário Anaconda Web do Fedora é constante e só deve ser trazido em sua versão final, depois de muitos testes.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.