in

Saiba o que é spamdexing e como se proteger

Os atores ruins pegam a credibilidade de um site normal para obter uma classificação nos mecanismos de pesquisa.

Saiba o que é spamdexing e como se proteger
Imagem: Reprodução | Cyware.

Você sabe o que é spamdexing? Essa técnica é uma tentativa de manipular as classificações dos mecanismos de pesquisa e gerar tráfego que é usado posteriormente para alimentar uma fraude criada por maus atores. Para fazer isso, os atores das ameaças obtêm acesso a um site normal e saudável e injetam palavras-chave e links maliciosos nele.

No marketing digital e na publicidade on-line, o spamdexing ou spam de SEO é um dos hacks mais comuns para aumentar a classificação nos mecanismos de pesquisa. Um relatório divulgado pela Sucuri revelou que mais da metade dos sites invadidos em 2018 foram usados por hackers para razões envolvendo o SEO. Dessa maneira, esses hacks tinham como alvo sites da web e manipulavam o sucesso da campanha de SEO de um site para aumentar sua classificação no Google, Bing ou em outros mecanismos de pesquisa.

Mais detalhes sobre o que é spamdexing

Os atores das ameaças obtêm acesso a um site normal e saudável e injetam palavras-chave e links destinados a atrair tráfego para diferentes fraudes. Assim, essa prática engana usuários inocentes que acreditam estar visitando um site real para comprar coisas, mas acabam sendo enganados.

Tipos de spam de SEO

O spam do mecanismo de pesquisa pode ser executado através de:

  • Links de spam
  • Palavras-chave com spam
  • Postagem e páginas com spam

Impacto

Ao obter acesso a um site legítimo e injetar links e palavras-chave, maus atores criam um caminho para seus sites fraudulentos. Assim, em vez de ser classificado da maneira como a maioria dos sites legítimos, os atores ruins pegam a credibilidade de um site normal para obter uma classificação nos mecanismos de pesquisa.

Saiba o que é spamdexing e como se proteger
Um firewall de aplicativo da web (WAF) é uma solução absoluta para impedir uma infecção por spam de mecanismo de pesquisa.

Como se proteger do spam de SEO?

O spamdexing é uma ameaça constante para os proprietários de sites. Portanto, é necessário afastar hackers que desejam sequestrar seus sites. Algumas das melhores práticas incluem:

Executar atualizações: Recomenda-se manter os plug-ins e outros aplicativos do site atualizados com os patches de segurança mais recentes. Ignorar atualizações pode deixar todo o site aberto para uma infecção por spam de SEO.

Criar senhas fortes: é muito importante o uso de senhas fortes e imprevisíveis, especialmente para proteger o acesso a áreas sensíveis do site.

Verificar regularmente: a verificação regular de sites ajuda os proprietários a descobrir e entender os problemas de segurança nos sites.

Usar um firewall: um firewall de aplicativo da web (WAF) é uma solução absoluta para impedir uma infecção por spam de mecanismo de pesquisa. Ele protege os sites de ameaças desconhecidas enquanto acelera a eficiência.

Fonte: Cyware

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Os processadores de 10ª geração da Intel não foram anunciados, mas estão à venda

Os processadores de 10ª geração da Intel não foram anunciados, mas estão à venda

Campanha de phishing para celular usa mais de 200 páginas para falsificar sites bancários

Campanha de phishing para celular usa mais de 200 páginas para falsificar sites bancários