Saiba porque os jogos do Windows estão travando no Linux!

Certamente você já quis jogar um jogo que está somente disponível para o Microsoft Windows. No entanto, há algumas maneiras de fazer os principais jogos e o mais populares, a funcionar no Linux. Mas é comum alguns jogos do Windows estarem travando no Linux, seja qual for a distribuição. Ocorre que, logicamente, o game foi desenvolvido para Windows, repleto de dependências das famosas DLLs, e o Linux não tem estes arquivos. Nos últimos anos, as principais plataformas de jogos, como a Steam por exemplo, tem lançado jogos projetados e desenvolvidos para sistemas Linux.

Com o passar dos anos, também foi visto um aumento interessante de novos usuários Linux consumindo jogos em diversas plataformas. Em alguns casos, preferem instalar o jogo para Windows no Linux através do Wine, PlayOnLinux que são as soluções mais utilizadas na atualidade. E sim, os desenvolvedores de jogos e as empresas estão cientes e atentos a este crescimento de novos usuários gamers no Linux.

Mas, é normal que mesmo os jogos criados para Linux travem, ocorre que ao contrário do Windows, o Linux Kernel e suas aplicações passam por muitas mudanças constantes. Assim, sempre haverá um hardware que não é mais suportado por ter muitos anos, uma dependência que está em um versão diferentes e assim por diante. Porém, para melhor entendimento, vamos para um exemplo melhor.

Digamos que Márcio comprou o XYZ que depende da lib_2.3.4, ou seja ele foi criado para ser instalado com essa dependência, mas o sistema atualizou e agora temos a lib_3.1.0, isso “pode” causar problemas como os travamentos. Já quando usamos o Wine ou PlayOnLinux isso também pode acontecer, até porque ambos softwares oferecem uma compatibilidade e a capacidade de instalar programas do Windows no Linux.

Jogos do Windows travando no Linux no Wine ou PlayOnLinux, como resolver!

Se você já está usando o Wine ou PlayOnLinux para instalar jogos do Windows no Linux, temos algumas dicas para você. No entanto, essas dicas são cruciais e básicas para o bom funcionamento de qualquer jogo.

Atualize os drivers para Linux: Mesmo que você esteja utilizando um jogo para Windows ou para Linux, deve manter os drivers de suas placas de vídeo atualizados. Além disso, o áudio também conta muito, se jogos online, o driver da placa de rede e assim por diante. Não adianta você ter uma máquina rápida com processamento alto, se não tem os drivers mais recentes do hardware.

Evite atualizações para versões muito recentes: Parece até o inverso do quesito drivers, mas como já explicamos, um software novo pode causar problemas com determinados jogos. Assim, cada lançamento de jogos é projetado para uma versão determinada de dependências.

Remova configurações desnecessárias: Algumas configurações para jogos rodarem lisinho no Linux podem causar problema em outros títulos. Não quer dizer que o efeito tal é bonito, que vai deixar seu PC personalizado, que o jogo não vai ter problemas. Lembre-se, jogos pesados exigem mais da placa de vídeo, se cada clique que você fizer gerar um efeito 3D ou algo mais pesado, isso vai fazer os seus gráficos dos jogos travarem. Desta forma, só faça aquilo que você sabe que não vai prejudicar a sua jogabilidade. Se não ter certeza, e se os jogos que você tem fluem com tranquilidade, não mexa na configuração.

Busque informações dos títulos: Em diversos casos o título pode ter sido projetado para o Ubuntu 22.04 mas não foi projetado para o Ubuntu 22.04.1, da mesma forma ocorre para drivers e até sistemas. Se você estiver usando o Wine, se o jogo foi projetado para o Windows 11 e você está aplicando uma camada de compatibilidade do Windows 10 ou Windows 7, sim você está procurando problemas.

Internet, latência e outros: Outro quesito que pode e vai fazer o seu jogo travar é conexão de rede instável, especialmente se for jogos 100% online ou que necessitam baixar algum pacote durante a execução do jogo. Se você usa uma conexão baixa ou com alta latência vai ter muita dor de cabeça e assim perder muitos jogos para seus parceiros. Busque sempre internet de boa qualidade, estável. Além disso você também pode usar DNS que reduzam a latência, conheça a lista de DNS gratuitos que criamos e atualizamos com frequência.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile