Saiba como descobrir a versão do Linux Kernel ou da sua distribuição Linux!

Às vezes precisamos saber qual é a versão do Linux Kernel que instalamos em nosso sistema, saber se estamos com softwares antigos ou novos garante um melhor suporte a hardware!

Há ocasiões que precisamos ter conhecimento da versão do Linux Kernel e não sabemos como descobrir isso ou às vezes por curiosidade queremos saber a versão da nossa distribuição Linux. Então saiba como descobrir a versão do seu Linux Kernel ou da sua distribuição Linux com poucos comandos e sem necessidade de grandes conhecimentos. Neste guia, saiba qual a versão do Linux Kernel instalado em qualquer sistema Linux ou ainda saiba, qual a versão da distribuição Linux que você tem instalado.

Além disso, você sabia que cada número do Linux Kernel possui um significado? Não? Então aprenda mais sobre a numerologia do Linux Kernel.

Verificando a versão do Linux Kernel instalada

Para saber qual a versão do Linux Kernel instalada em qualquer sistema Linux é simples. Vamos precisar abrir o Terminal e nele vamos executar apenas 1 comando. Então, digite o seguinte no terminal:

Terminal
uname -r

Para mais detalhes sobre o Linux Kernel pode-se usar o seguinte comando:

Terminal
uname -a

Verificando qual a versão da sua distribuição GNU/Linux

Para saber qual o seu sistema Linux em uso, ou a versão da distribuição Linux execute o comando abaixo. Porém, em distribuições baseadas em outras, é capaz que o sistema exibido não seja o nome atual da distribuição em execução, mas o nome da base.

Terminal
cat /etc/issue

Se estiver utilizando o Slackware, por exemplo, execute o comando abaixo:

Terminal
cat /etc/slackware-version

Neste artigo você viu como descobrir a versão do Linux Kernel ou da sua distribuição Linux, são comandos simples, mas que vão ajudar você a identificar essas informações, seja para fins de atualização, quanto para melhorias.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile