Sailfish OS mudou seu nome para Aurora OS na Rússia

Sailfish OS mudou seu nome para Aurora OS na Rússia

O sistema operacional móvel Sailfish OS, desenvolvido pela empresa finlandesa Jolla, baseada no MeeGo, foi renomeado para Aurora OS na Rússia. Devido ao fraco desenvolvimento, os negócios atuais da Jolla são principalmente para autorizar outras empresas a usar seu sistema operacional. Em 2016, a empresa russa Open Mobile Platform (OMP) foi licenciada para desenvolver a versão russa do sistema operacional Sailfish.

A maior empresa de telecomunicações da Rússia, a Rostelecom, adquiriu uma participação de três quartos na OMP no ano passado. Então, agora a empresa acaba de anunciar que irá desenvolver a versão russa do Sailfish OS sob a nova marca.

A maior diferença entre o Aurora OS e o Sailfish OS é a remoção da camada de compatibilidade do Android. Isso significa que não será possível executar aplicativos para Android. O Aurora OS é usado principalmente por departamentos governamentais e empresas estatais.

 Sobre o sistema

O Sailfish OS (também denominado SailfishOS ou abreviado para SFOS) é uma distribuição Linux usada como um sistema operacional móvel. Ele combina o kernel Linux para uma plataforma de hardware específica. Além disso, une a pilha de middleware de núcleo aberto UI feita em Jolla ou uma UI de software livre e outros componentes de terceiros.

Usando o software Android em execução no sistema operacional Sailfish

Além de seus aplicativos nativos, o Sailfish pode executar a maioria dos apps Android instalando-os em uma loja de aplicativos. Do mesmo modo, isso é feito diretamente por meio de um arquivo APK.

Podem surgir problemas se esses aplicativos forem criados sem seguir os padrões do Android. Assim, eles podem não ser exibidos corretamente e, portanto, se tornarem inutilizáveis.

O Alien interno Dalvik desempenha o papel de uma camada de compatibilidade do Android. Ele não emula, mas implementa as APIs do Android OS; uma abordagem comparável à do Wine. Assim, o software Android pode executar as chamadas de função que eles exigem e executar a velocidade nativa sem qualquer redução de desempenho perceptível.

A multitarefa do Sailfish é sempre ativada pela natureza do GNU/Linux. Isso permite executar o software nativo Sailfish e o Android simultaneamente. Então, o usuário pode alternar entre eles na hora.

Grande espera pelo sistema

Devido a alta demanda de usuários querendo aderir ao sistema de código aberto, o Lineage OS parece ser a solução para o momento, que também é disponiblizado com o código inteiramente aberto à comunidade.

Sair da versão mobile