in

Sam Hartman é o mais novo Líder de Projeto Debian

A escolha foi feita após ninguém se inscrever dentro do primeiro prazo.

sam-hartman-e-o-mais-novo-lider-de-projeto-debian

Como já falamos aqui, inicialmente nenhum candidato qualificado se apresentou para as eleições do Líder do Projeto Debian de 2019. Assim, após o período de indicação e votação estendidos, Sam Hartman foi eleito o mais novo líder do Debian.

Sam Hartman é agora o 17º desenvolvedor Debian a servir como o líder do projeto e estará recebendo a coroação de Chris Lamb, que foi eleito pela primeira vez em 2017 e reeleito um ano depois. Esta é a primeira vez que Sam atua como DPL, porém ele está envolvido com o Debian desde 2000.

A plataforma de Sam Hartman como Líder do Projeto Debian pode ser vista aqui. Parte de sua campanha estava focada em “manter o Debian divertido“.

Lucas Nussbaum escreveu um excelente resumo das responsabilidades do DPL. Destes, eu acho que o mais importante é manter o Debian divertido. Queremos que as pessoas gostem de contribuir com o Debian para que elas priorizem em suas agendas lotadas. Queremos facilitar o trabalho das pessoas: processos e interações devem ser simplificados. Quando as pessoas têm preocupações ou as coisas não dão certo, queremos ouvi-las e considerar o que elas querem dizer. Queremos que o Debian seja receptivo a novos contribuidores.

O Debian não é divertido quando nos deparamos com discussões cansativas, longas e acaloradas. Não é divertido quando somos incapazes de avançar um projeto porque não conseguimos descobrir como levar nossas idéias em consideração ou como contribuir efetivamente. O Debian não é divertido quando processos ou ferramentas são complicados. Quando equipes chave quebram ou ficam presas, o Debian não é divertido nem para os membros dessas equipes ou para aqueles que dependem delas. O Debian não é divertido quando não é seguro – quando não somos respeitados, quando somos perseguidos ou quando (e não nossas ideias) são julgados. Eu apoio o nosso Código de Conduta.

Como Líder do Projeto Debian, ele quer promover debates e contornar discordâncias sem causar problemas. Assim, espera chegar a decisões importantes sobre o projeto mais oportunamente (inclusive propondo resoluções gerais, quando apropriado).

O anúncio do Líder do Projeto Debian 2019 pode ser encontrado aqui. O comparecimento este ano foi de 37% de votos dos desenvolvedores Debian.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

SUSE busca auxiliar clientes rumo à transformação digital

Agora é oficial! Xubuntu não terá mais ISO’s de 32 bits!