Samsung adiciona dois novos sensores à sua linha ISOCELL Vizion

Samsung ISOCELL Vizion 63D será usado em robôs industriais e de serviço

A Samsung adicionou dois novos sensores à sua linha ISOCELL Vizion. O primeiro é um sensor de tempo de voo (ToF) que mede a distância até as coisas, o outro é um sensor de imagem de obturador global. Ambos são excelentes adições ao portfólio da empresa.

Novos sensores Samsung ISOCELL Vizion

Começando com o Samsung ISOCELL Vizion 63D, este é o primeiro sensor da indústria a ter um ISP de detecção de profundidade integrado, para que possa fazer os cálculos sozinho em vez de depender de um chip adicional. Isso reduz o consumo de energia do sistema em até 40% em comparação com o sensor Vizion 33D anterior.

Já o sensor 63D pode capturar informações de profundidade de 320 x 240px em até 60fps e também é capaz de usar o modo 640 x 480px. É um sensor ToF indireto, portanto mede a mudança de fase entre a luz emitida e recebida, o que torna as medições mais precisas. Este é um sensor de 1/6,4” com pixels de 3,5 µm.

O sensor suporta modelos de iluminação pontual, o primeiro oferece alta resolução a um curto alcance de 5 m (16 pés), o outro estende o alcance máximo para 10 m (33 pés) ao custo da resolução. O sensor é construído com Backside Scattering Technology (BST), que o torna mais sensível à luz infravermelha que utiliza.

O Samsung ISOCELL Vizion 63D será usado em robôs industriais e de serviço, bem como em dispositivos XR e reconhecimento facial. XR (ou seja, AR e VR) também é um ponto focal importante para o outro sensor. O ISOCELL Vizion 931 é um sensor de imagem de obturador global.

Normalmente, um sensor de imagem é lido linha por linha, mas isso significa que um objeto em movimento rápido mudaria no tempo entre as linhas. Isto também se aplica se a própria câmera estiver se movendo rapidamente. De qualquer forma, você obtém o chamado efeito “gelatina” ou obturador de rolamento, o que torna as tarefas de reconhecimento de imagem ainda mais difíceis, pois o software tem que lidar com uma imagem distorcida.

Mais dos sensores

O Vizion 931 é um sensor de obturador global, o que significa que todos os pixels são capturados de uma só vez, sem deixar distorção. Este é um sensor de 640 x 640px que pode ser usado para reconhecimento de íris, rastreamento ocular, bem como detecção facial e de gestos em dispositivos de exibição montados na cabeça, como fones de ouvido XR.

Tais dispositivos provavelmente precisarão de mais de um sensor, por isso a Samsung implementou algo chamado “multi-drop”. Isso permite que até quatro sensores Vizion 931 sejam conectados com um único fio, o que simplifica a fiação do produto. Tanto o Samsung ISOCELL Vizion 63D quanto o ISOCELL Vizion 931 são amostras para OEMs em todo o mundo. A Samsung Electronics pode ser uma delas, pois há rumores de que a empresa voltará ao jogo XR em parceria com Google e Qualcomm.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile