Samsung anuncia o UFS 4.0, duas vezes mais rápido que seu antecessor

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Em 2020, a Samsung lançou o Universal Flash Storage (UFS) 3.1, uma tecnologia de armazenamento para aproveitar ao máximo a tecnologia 5G. A versão 3.1 trouxe melhorias razoáveis em desempenho e eficiência em relação ao UFS 3.0 e desde então tem sido o padrão para smartphones Android. No entanto, agora, a Samsung anunciou seu novo UFS 4.0 com enormes ganhos em relação ao seu antecessor.

Samsung UFS 4.0

No Twitter, a empresa postou: “URGENTE: A Samsung desenvolveu a solução de armazenamento Universal Flash Storage (UFS) 4.0 de maior desempenho do setor, que recebeu JEDEC® aprovação do conselho de administração. O que é UFS 4.0 e o que isso significa para o futuro do armazenamento? Leia para saber mais. pic.twitter.com/4Wxdu0J2PD — Samsung Semiconductor (@SamsungDSGlobal) 3 de maio de 2022.

samsung-anuncia-o-ufs-4-0-duas-vezes-mais-rapido-que-seu-antecessor

A Samsung diz que o UFS 4.0 recebeu aprovação do conselho de administração do Joint Electron Device Engineering Council (JEDEC), um grupo global que desenvolve padrões abertos para microeletrônica.

Ele oferecerá armazenamento mais rápido que dobra as velocidades de leitura e gravação sequenciais da última geração, com até 4.200 MB/s e 2.800 MB/s, respectivamente. A empresa atribui esse salto ao seu avançado V-NAND de 7ª geração e controlador proprietário sob o capô.

Especificações

Espera-se que o UFS 4.0 consuma menos energia e melhore a vida útil da bateria, com velocidade de leitura sequencial de 6,0 MB/s por mA. A Samsung diz que oferece uma melhoria maciça de 46% em relação à geração anterior.

Além disso, conforme esperado, o UFS 4.0 priorizará o 5G. Ele oferecerá uma vasta largura de banda de até 23,2 Gbps por faixa para smartphones, AR, VR e quaisquer aplicativos automotivos executados na rede.

No entanto, as melhorias não estão limitadas aos componentes internos. A Samsung reduziu as dimensões externas, com o UFS 4.0 medindo 11 x 13 x 1 mm para 1 TB de espaço de armazenamento. Em comparação, um módulo UFS 3.1 de 512 GB tem dimensões de 11,5x13x1mm.

Espera-se que a produção em massa do UFS 4.0 comece no terceiro trimestre de 2022. Assim, ele chegará bem a tempo do lançamento da série Galaxy S23 no próximo ano. Além disso, também é provável que a nova tecnologia possa ser usada nos próximos dobráveis da Samsung ainda este ano, mas teremos que esperar e ver como isso se desenrola.

Esperamos ver os melhores smartphones Samsung com essa nova tecnologia em breve, seja em modelos deste ano ou do próximo. De qualquer forma, acreditamos que, pelo menos o Galaxy S23 deve vir com essa nova tecnologia.

Via: AndroidPolice

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.