Samsung apresenta o primeiro PMIC integrado da indústria para módulos DDR5

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura
Imagem: Tricurioso

A Samsung Semiconductor atingiu outro marco ao revelar os primeiros CIs de gerenciamento integrado de energia (PMICs) para módulos de memória em linha DDR5 duplos (DIMM). A empresa está chamando essas novas soluções PMIC de: S2FPD01, S2FPD02 e S2FPC01.

samsung-apresenta-o-primeiro-pmic-integrado-da-industria-para-modulos-ddr5
Imagem: Reprodução | SamMobile

A Samsung afirma que as soluções S2FPD01 e S2FPD02 foram criadas principalmente para os data centers e servidores corporativos de hoje, que geralmente são responsáveis ??por executar análises pesadas, aprendizado profundo e de máquina e outras várias tarefas de computação em tempo real. Ou seja, uma ajuda extra para uma demanda alta.

A principal diferença entre as duas soluções DDR5 DIMM PMIC é que o S2FPD01 foi projetado para módulos com baixa densidade, enquanto o S2FPD02 foi criado para módulos de alta densidade. Além disso, a terceira opção, o S2FPC01, foi criado para uso em desktops e laptops de consumo. O S2FPC01 PMIC foi fabricado em um processo de 90nm e promete um desempenho mais ágil em uma embalagem menor, por exemplo.

As principais vantagens dos PMICs integrados para módulos DDR5

Os circuitos integrados de gerenciamento de energia (PMICs) nas gerações anteriores de DRAM foram integrados à placa-mãe, mas as soluções mais recentes da Samsung integram o PMIC no próprio módulo de memória.

Este método tem alguns benefícios em relação às gerações anteriores, como integridade de sinal aprimorada, desempenho mais confiável e sustentado, bem como respostas transitórias de carga mais rápidas graças ao driver de portão híbrido de alta eficiência da Samsung e controle de buck de fase dupla baseado em assíncrono proprietário Projeto.

No entanto, pode haver uma desvantagem neste método, já que integrar um IC de gerenciamento de energia na própria memória em vez de encaixá-lo na placa-mãe pode levar a um aumento nos preços da DRAM. Os preços dos módulos PMIC não foram revelados, mas a Samsung afirma que todos os três CIs de gerenciamento de energia DDR5 DIMM agora estão sendo testados pelos os clientes.

Esperamos que o valor dessa “forcinha” extra, não atinja patamares muito altos. Toda nova tecnologia é bem vinda. No entanto, os usuários nem sempre estão dispostos a desembolsarem mais por isso. Os circuitos integrados de gerenciamento de energia (PMICs) para módulos DDR5 é um grande avanço, trazendo mais tecnologia, aprimoramento, desempenho, além de respostas ainda mais rápidas. Todavia, toda tecnologia tem um custo. Qual será o custo desta? Como será repassado esse custo para os usuários?

Algumas perguntas ainda precisam de resposta, para sabermos se o custo-benefício realmente compensa. Esperamos que a Samsung revele mais detalhes em breve.

Via: SamMobile
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.