in

Samsung confirma suporte ao Linux on DeX para o Galaxy S9

linux-on-dex-esta-disponivel-em-mais-telefones-da-samsung

A Samsung confirma suporte ao Linux on DeX para o Galaxy S9. A Samsung apresentou o DeX com o Samsung Galaxy S8 e S8 +, em 2017. A gigante sul-coreana visualizou o DeX como a resposta para a falta da interface de usuário do Android. Os usuários precisam de um hardware de acoplamento especial, chamado de ‘ DeX Station ‘, para acoplar o telefone e conectar periféricos como um monitor e uma combinação de teclado e mouse para aproveitar as experiências semelhantes de desktop.

Bom, realmente não funcionou bem. A taxa de adoção foi bastante baixa. Principalmente devido ao fato de que muito poucos aplicativos de terceiros eram realmente compatíveis com a nova interface do usuário. Um grande público-alvo foram os desenvolvedores. Porém, a falta de suporte a software não conseguiu atraí-los também.

A popularidade do Linux

Pule para Samsung Developer Conference 2017. Nela, a Samsung introduziu o Linux no Galaxy. Aproveitando a popularidade do Linux entre a comunidade de desenvolvedores, a Samsung queria preencher a lacuna que eles fizeram anteriormente.

A experiência do usuário do Samsung DeX também é aplicável aos desenvolvedores. Embora esteja em fase de teste, o Linux on Galaxy é a nossa solução inovadora para levar a experiência do Linux para o PC e depois para um monitor maior com o Samsung DeX. Agora os desenvolvedores podem codificar usando seu celular em movimento e continuar a tarefa em uma tela maior com o Samsung DeX.

Instalado como um aplicativo, o Linux no Galaxy oferece aos smartphones a capacidade de executar vários sistemas operacionais, permitindo que os desenvolvedores trabalhem com suas distribuições preferidas baseadas em Linux em seus dispositivos móveis. Sempre que precisarem usar uma função que não está disponível no sistema operacional do smartphone, os usuários podem simplesmente alternar para o aplicativo e executar qualquer programa que precisarem em um ambiente do sistema operacional Linux.

 

Surgimento do Linux on DeX

A Samsung até fez uma demonstração em vídeo da execução de aplicativos populares como o Firefox, o GIMP ou IDEs, como o Eclipse, no ambiente:

Eventualmente, o Linux on Galaxy foi renomeado para Linux on DeX , como a Samsung queria enfatizar na marca ‘DeX’. A transição foi feita exatamente um ano depois, no SDC de 2018 .

Juntamente com a Canonical, a Samsung trabalhou arduamente para oferecer aos usuários um desktop baseado no Ubuntu 16.04 LTS. O aplicativo Linux on DeX está disponível como beta privado, mas, graças ao upload do APKMirror, está disponível.

Desde o início, os dispositivos com suporte oficial são Galaxy Note 9 e Galaxy Tab S4 (excluindo o modelo US LTE). Os requisitos de hardware e software são rigorosamente aplicados. Assim, portar o recurso para outros dispositivos é meio difícil.

E os usuários?

O Galaxy Note 9 compartilha configurações quase semelhantes com S9 e S9 +. E o Galaxy Tab S4 não passa de uma variante de tablet da família Galaxy S8. Além disso, os grupos compartilham uma base de código extremamente comum.

Os usuários do Galaxy S9 + conseguem transferir a versão v1.0.43 (ou mais recente) do aplicativo Linux on DeX (LoD) Beta e implantar a imagem do contêiner do Linux manualmente .

Nos fóruns do Note9, alguém postou uma nova versão do Linux no DeX beta (1.0.43). Este também funciona no S9 +! Eu pelo menos testei o modo terminal para trabalhar e usei um pouco.

EDIT: modo gráfico funciona também!

Os usuários precisam atualizar para o One UI baseado em Android Pie (beta), antes de testar o LoD. Ambas as variantes US/LATAM (Snapdragon) e Exynos (International) do S9 + devem funcionar, conforme publicadas pelos usuários.

Compatibilidade

Enquanto os usuários do S9 + estão desfrutando tanto do terminal quanto do container Linux baseado em GUI em seus telefones, os usuários do S9 ainda estão ansiosos por isso. Embora o lançamento mundial da One Pie com Android Pie para a família S9 já tenha sido iniciado, o Linux no Dex ainda é incompatível com o S9 normal.

samsung_s9_pie_lod_incompatible

Fonte da imagem: reddit

Agora  code_exec , um membro júnior do fórum XDA entrou em contato com o Suporte da Samsung (UK) sobre o assunto e obteve uma resposta válida:

samsung_s9_lod_email

Fonte da imagem: code_exec

Com relação à sua preocupação, por favor, esteja ciente de que o Linux on DeX é compatível apenas com a Note 9. Nossos engenheiros ainda estão desenvolvendo esse recurso ainda mais, então o Linux on DeX será compatível com o S9

No contexto acima, pode-se supor com segurança que o suporte do S9 está sendo testado internamente. Adicionar compatibilidade com S9 + no aplicativo LoD é apenas o começo de um lançamento mais amplo.

Não há nenhuma palavra em trazer suporte ao Linux de DeX para o Galaxy S8/S8 + /Note 8 por enquanto.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Kernel Linux 5.0 é lançado com o suporte do FreeSync e muitos aprimoramentos

Linux Kernel 5.0 RC4 é lançado!

Gradio está morto! Vida longa ao Shortwave!

Gradio está morto! Vida longa ao Shortwave!