in

Samsung desenvolve novo chip de segurança para smartphones

O chip pode ser usado para passaportes eletrônicos e carteiras de hardware de criptomoeda.

Samsung desenvolve novo chip de segurança para smartphones
Imagem: Samsung.

A Samsung lançou o chip de segurança S3FV9RR para proteger dados privados e sensíveis em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

O chip pode funcionar independentemente do desempenho de segurança do processador principal de um dispositivo.

Samsung desenvolve novo chip de segurança para smartphones

Com a certificação 6+ concedida pelo Common Criteria, a Samsung disse que o chip SE (secure element) tem a classificação mais alta até o momento para um componente móvel (a série Galaxy S20 tem a certificação CC EAL 5+).

Assim, o chip de segurança pode ser usado para passaportes eletrônicos e carteiras de hardware de criptomoeda, além de oferecer suporte ao “root of trust” baseado em hardware e autenticação de dispositivo.

O chip SE estará disponível no terceiro trimestre.

Recentemente, a Samsung e a SK Telecom lançaram o primeiro smartphone 5G do mundo com um Quantum Random Number Generator (QRNG). Chamado Galaxy A Quantum, o dispositivo (que é essencialmente um Galaxy A71 5G) é o primeiro smartphone do mundo com tecnologia de segurança quântica. Isso torna alguns aplicativos e serviços muito mais difíceis de invadir.

Samsung desenvolve novo chip de segurança para smartphones
Imagem: SK Telecom.

A princípio, geradores de números aleatórios comuns são usados para efetuar logon em uma variedade de serviços de smartphones. No entanto, o chipset QRNG, (o menor do mundo, com apenas 2,5 mm por 2,5 mm) usa um sensor de imagem LED e CMOS. O LED emite “ruído de imagem” e o sensor CMOS captura sua aleatoriedade quântica, usando esses padrões imprevisíveis para criar sequências numéricas verdadeiramente aleatórias. De acordo com a SK Telecom, não existe tecnologia que possa invadir isso. Isso torna o Galaxy A Quantum um dos telefones mais seguros do mercado.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: ZDNET

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Conheça o FreeFileSync: Uma ferramenta para sincronização de arquivos de código aberto

Conheça o FreeFileSync: Uma ferramenta para sincronização de arquivos de código aberto

Donald Trump assina ordem executiva visando empresas de mídia social

Twitter rotula os tweets de Trump como ‘potencialmente enganosos’ pela primeira vez