Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

12/07/2021 às 20:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Samsung deve começar a fabricar chips de 3 nm em 2022

A empresa é a segunda maior fabricante de chips contratados em todo o mundo

samsung-deve-comecar-a-fabricar-chips-de-3-nm-em-2022

A Samsung é o segundo maior fabricante de chips contratados em todo o mundo, e seu melhor processo de fabricação atual é 5 nm. Esperava-se que a empresa começasse a fabricar chips usando sua tecnologia de 3 nm no final deste ano, mas, a empresa vai adiar isso um pouco. A Samsung parece, e a empresa agora espera iniciar a produção em massa de chips de 3 nm no final de 2022.

samsung-deve-comecar-a-fabricar-chips-de-3-nm-em-2022
Imagem: Reprodução | SamMobile

A empresa revelou seu roteiro de produto atualizado na China durante o evento Foundry Forum 2021 na semana passada. A Samsung Foundry, braço de fabricação de chips semicondutores da chaebol sul-coreana, demonstrou que os processos 5LPP e 4LPP serão usados ??para a produção em massa de chips em grandes volumes em 2021 e 2022, respectivamente.

A tecnologia 3nm GAA (Gate-All-Around) da empresa está ausente do roadmap do produto. No entanto, o porta-voz da Samsung Foundry confirmou à AnandTech que a empresa fabricará chips em algum momento de 2022 e que está em discussão com alguns clientes a respeito do processo. Ou seja, os planos de início da produção em 2021 precisou ser adiada.

Samsung pode lançar um processador Exynos de 3 nm no final de 2022

A tecnologia 3GAE (3nm Gate-All-Around Early), uma iteração inicial do processo 3nm da Samsung, será usada apenas pelo System LSI  que fabrica os processadores Exynos. Talvez seja por isso que está faltando no roteiro da empresa. O processo 3GAP (3nm Gate-All-Around Plus) será usado para fabricar chips em 2023 e deverá estar disponível para uma gama maior de clientes.

Quando a Samsung revelou seu nó de processo de 3 nm baseado em MBCFET, prometeu um aumento de desempenho de 35%, uma redução de consumo de energia de 50% e uma redução de área de 45% em comparação com seu processo LPP de 7nm.

Além disso, a empresa anunciou que esperava usar a tecnologia 3 nm para fazer chips em 2021, mas agora foi adiado para o final de 2022. Até então, os clientes da Samsung Foundry devem mudar para o 4 LPE (4 nm Low Power Early) e 4 LPP (4 nm Low Power Plus) para seus chips. Espera-se que a Qualcomm esteja entre esses clientes, e o Snapdragon 895 pode ser baseado na tecnologia 4nm.

Não sabemos quais os planos da Samsung com esse adiamento. Não são apenas algumas semanas ou meses, é um ano de adiamento. Então, talvez a empresa precise de um pouco mais de tempo para produzir os chips de 3 nm dentro do que ela prometeu anteriormente.

Se você esperava por chips de 3 nm sendo produzidos pela Samsung ainda em 2021, infelizmente, terá que esperar um pouco mais até que isso aconteça. Na verdade, mais esperar bastante tempo.

Via: SamMobile

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.