Notícias

08/11/2021 às 13:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Samsung é processada problemas em Chromebooks

Problemas nas dobradiças podem ter causado quebra das telas dos dispositivos

Samsung é processada problemas em Chromebooks

A Samsung está sendo processada pela venda do Samsung Chromebook Plus 2 em 1. Supostamente, a empresa sabia do defeito nas dobradiças do dispositivo, que causa o rompimento das tela.


A ação coletiva foi movida por Tony McCoy do Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Nova Jersey (Via: BleepingComputer) e afirma que a Samsung ocultou o defeito do Chromebook e negou cobrir os custos de reparo (chegando a US $ 350 ou quase R$ 2.000,00), embora a falha tenha afetado vários clientes.

O Chromebook Plus 2 em 1 com o alegado defeito foi promovido como um híbrido laptop/tablet, apresentando uma tela de toque giratória de 360 graus que tornava mais fácil para os usuários transformar o dispositivo e alternar os modos.

O modelo foi lançado em janeiro de 2017 a um preço de varejo de $ 449 (pouco mais de R$ 2.500,00, na cotação de hoje), com os materiais de marketing destacando sua “flexibilidade suprema”. Além disso, a Samsung  também promoveu o Gorilla Glass 3 endurecido quimicamente para indicar a durabilidade e longevidade da tela do Chromebook.

samsung-e-processada-problemas-em-chromebooks
Imagem: Samsung

Problema na dobradiça do Chromebook Samsung

De acordo com a denúncia, as dobradiças que seguram o display e o conectam ao chassi estão com defeito e normalmente se destacam de seus pontos de montagem após um período de uso diário. Assim que o defeito se manifesta, a tela racha ao abrir ou fechar o Chromebook, pois a dobradiça fica pendurada em um ângulo. Isso também fará com que o painel de exibição embaixo dele se divida ou rompa, causando problemas de cor e pixel.

Como o usuário agora não consegue abrir ou fechar o dispositivo, a reclamação afirma que ele também está privado da funcionalidade 2 em 1, que era a premissa básica de marketing do Chromebook.

samsung-e-processada-problemas-em-chromebooks
Imagem: Reprodução | BleepingComputer

De acordo com a reclamação, os clientes da Samsung afetados pelo problema foram forçados a cobrir os custos de fixação para substituir o conjunto da dobradiça impactado e a tela, uma vez que a Samsung os culpou por uso indevido.

Mesmo se a dobradiça for substituída, a Samsung supostamente usa a mesma peça sobressalente com defeito, então o problema de rachaduras na tela deve ocorrer novamente em alguns meses. A ação alega que, devido às reclamações generalizadas sobre o problema, a Samsung deveria ter sabido do assunto até agosto de 2021.

“O Réu omitiu intencionalmente, falsamente e intencionalmente vários fatos materiais relativos à qualidade, caráter e habilidades dos Dispositivos da Classe. Em vez de divulgar o Defeito ao Requerente e outros compradores em potencial dos Dispositivos da Classe, o Réu ocultou o Defeito”, diz a reclamação.

O Bleeping Computer aponta que, depois que a tela de McCoy quebrou, sua esposa registrou uma reclamação formal com a equipe de atendimento ao cliente da Samsung e passou muitas horas falando com representantes nos dias seguintes, mas sem sucesso. Depois que o problema foi escalado para um supervisor de suporte ao cliente, suas preocupações foram descartadas e foi informada que o dano foi causado por “abrir e fechar muito o laptop”.

Ação em andamento e mais casos expostos

A ação coletiva de McCoy exige um julgamento por júri e busca reparação monetária por meio de uma ordem que concede danos reais, legais, punitivos, triplos e qualquer outra forma de danos e/ou equidade, bem como custas judiciais.

A ação busca uma ordem para obrigar a Samsung a divulgar e remediar o defeito da dobradiça de forma adequada. Talvez, a empresa seja obrigada a encontrar uma solução para o problema, já que não se trata de um caso isolado, segundo o Bleeping Computer, que conseguiu encontrar uma abundância de relatórios online sobre a dobradiça da tela saindo do quadro e fazendo com que a tela quebrasse neste dispositivo em particular.

“Este defeito de dobradiça parece ser uma reclamação comum entre os proprietários do dispositivo, com comentários negativos inundando a página de produto Chromebook Plus da Samsung”.

Via: BleepingComputer

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.