Hoje é:08/03/2021
Samsung desenvolve novo chip de segurança para smartphones

Samsung e SK Telecom revelam o primeiro smartphone do mundo com tecnologia de segurança quântica

A Samsung e a SK Telecom acabaram de lançar o primeiro smartphone 5G do mundo com um Quantum Random Number Generator (QRNG). Chamado Galaxy A Quantum, o dispositivo (que é essencialmente um Galaxy A71 5G) é o primeiro smartphone do mundo com tecnologia de segurança quântica. Isso torna alguns aplicativos e serviços muito mais difíceis de invadir.

O primeiro smartphone do mundo com tecnologia de segurança quântica

A princípio, geradores de números aleatórios comuns são usados para efetuar logon em uma variedade de serviços de smartphones. No entanto, o chipset QRNG, (o menor do mundo, com apenas 2,5 mm por 2,5 mm) usa um sensor de imagem LED e CMOS. O LED emite “ruído de imagem” e o sensor CMOS captura sua aleatoriedade quântica, usando esses padrões imprevisíveis para criar sequências numéricas verdadeiramente aleatórias. De acordo com a SK Telecom, não existe tecnologia que possa invadir isso. Isso torna o Galaxy A Quantum um dos telefones mais seguros do mercado.

Samsung e SK Telecom revelam o primeiro smartphone do mundo com tecnologia de segurança quântica

Ele oferece toda a gama de recursos de conectividade, incluindo Wi-Fi, GPS, 5G, LTE, Bluetooth 5.0, NFC.

O telefone em si vem com uma tela Super AMOLED Infinity-O de 6,7 polegadas com resolução Full HD e um leitor de impressão digital na tela. Uma configuração de câmera quádrupla traseira inclui uma câmera principal de 64 megapixels, uma câmera ultra grande angular de 12 megapixels, uma câmera macro de cinco megapixels e um sensor de profundidade de cinco megapixels. Há uma câmera de 32 megapixels na frente.

Todo o dispositivo é equipado com um processador Exynos 980, executa o Android 10 com One UI 2.0 e vem com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Além disso, oferece toda a gama de recursos de conectividade, incluindo Wi-Fi, GPS, 5G, LTE, Bluetooth 5.0, NFC, uma porta USB-C, um cartão microSD e o importante fone de ouvido de 3,5 mm. Ele estará disponível em preto, azul e prata.

Fonte: Engadget

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.