Samsung em processo de desenvolvimento de telas LEDoS para headsets AR

Os hedsets AR podem trazer o metaverso para mais perto

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

A Samsung Display confirmou o andamento do desenvolvimento da tecnologia de exibição LEDoS (LED on Silicon) para dispositivos de realidade aumentada (AR). Essas telas podem permitir headsets AR de última geração nos próximos anos.

Telas LEDoS da Samsung para headsets AR

A Samsung pretende que o LEDoS ofereça todas as qualidades do OLEDoS com menos de suas limitações. Ao contrário dos monitores OLEDoS, que são baseados em diodos orgânicos emissores de luz em um painel de silício, os futuros painéis LEDoS da Samsung são baseados em micro LEDs em silício.

A empresa explicou no Deep Tech Forum 2023 no início desta semana que os painéis OLEDoS têm limitações de brilho e vida útil. O braço de exibição deseja criar painéis LEDoS baseados em micro LED para anular essas deficiências, mantendo as qualidades OLEDoS. Em março, a Samsung e o KAIST (Korea Advanced Institute of Science & Technology) anunciaram um avanço na fabricação de telas de micro LED que deve permitir à Samsung criar pequenos painéis baseados em micro LED de alta resolução para headsets AR e outros dispositivos vestíveis.

samsung-em-processo-de-desenvolvimento-de-telas-ledos-para-headsets-ar

Ao alterar a estrutura epitaxial dos micro LEDs, os pesquisadores da KAIST descobriram que eles podem evitar a degradação da eficiência e reduzir o calor gerado pelos monitores de micro LED em cerca de 40%.

Apple pode usar painéis LEDoS em futuros headsets AR

O fone de ouvido Vision Pro da Apple, lançado no mês passado, usa a tecnologia de exibição OLEDoS, mas nem a Samsung nem a LG o fornecem. O painel vem da Sony, e há rumores de que a capacidade de produção é inferior a um milhão de unidades por ano.

A Apple supostamente fechará a Samsung Display e a LG Display como seus futuros fornecedores para a eventual sequência do Vision Pro. É quando a tecnologia de exibição LEDoS da Samsung entrará em ação.

Rumores anteriores afirmavam que os futuros monitores LEDoS da Samsung atingiriam densidades de pixel de 6.000 a 7.000 ppi (pixels por polegada), enquanto o primeiro headset baseado em OLEDoS da Apple tem 3.400 ppi. No entanto, o diretor administrativo da Samsung Display, Kim Gong-min, diz que, para dispositivos AR/VR, a métrica PPD (Pixels Per Degree) é mais importante do que PPI (Pixels Per Inch).

Vale lembrar que, em meio a esses avanços tecnológicos, a Samsung está desenvolvendo seu próprio fone de ouvido de realidade mista, que pode ser lançado no próximo ano para competir e fornecer uma alternativa mais econômica ao Apple Vision Pro.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.