Notícias

04/11/2021 às 14:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Samsung lançará chip básico de 5 nm na próxima semana

O novo chipset deve ser lançado na forma do Exynos 1280

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

De acordo com um novo relatório, a Samsung está se preparando para revelar um chipset básico feito na arquitetura de ponta de 5 nm. O chip deve ser revelado já na próxima semana, segundo as informações.

Os fabricantes de chips já estão fazendo seu movimento para divulgar chips baseados em 4 nm no final deste ano. A fabricante de chipset Fabless, MediaTek, por exemplo está se preparando para revelar um verdadeiro chipset carro-chefe com esta arquitetura usando o processo TSMC.

A Qualcomm e a Samsung, por outro lado, usarão o processo de fabricação da empresa coreana. Enquanto os chipsets principais se concentrarão na arquitetura de 4 nm, podemos ver o segmento de médio alcance se concentrando no chipset de 7 nm, 6 nm e 5 nm. Como agora, a empresa se preparando para revelar mais um chip de 5nm.

O Gizchina lembra que o MediaTek Exynos 1080 foi o primeiro chipset de 5 nm da Samsung, e também um dos primeiros chipsets com essa arquitetura. O chipset era uma oferta de gama média que fica abaixo do Exynos 2100.

Além disso, o Exynos 1080 foi usado em alguns smartphones até agora, como o Vivo X60 da série chinês e também no Vivo X70 Pro chinês. Entretanto, ele pode aparecer em mais smartphones Samsung no ano que vem e, de acordo com o renomado informante, a empresa também está preparando o lançamento desse novo chipset.

De acordo com o Ice Universe (Via: Gizchina), a Samsung está trabalhando em um novo chip de 5 nm que será inferior ao Exynos 1080. Ele terá como alvo smartphones básicos. A empresa vai escolher um nome confuso para este chipset, Exynos 1280.

O estranho da esoclha do nome do chip é que pode-se pensar que ele está além do Exynos 1080, mas estará abaixo. Infelizmente, ainda não há informações sobre o CPU e a composição do GPU.

Configuração possível do Exynos 1280 com base no 1080

samsung-lancara-chip-basico-de-5-nm-na-proxima-semana
Imagem: GSMArena

O Exynos 1080 tem quatro núcleos ARM Cortex-A78, quatro ARM Cortex-A55 e uma GPU Mali G78 MP10. Assim, o Gizchina arrisca que o chip mais recente possa usar núcleos inferiores no grande cluster, como núcleos ARM Cortex-A77 ou mesmo núcleos ARM Cortex-A76. O cluster de baixo consumo de energia deve ficar com o combo ARM Cortex-A55 usual. A GPU também será atingida e provavelmente terá menos núcleos.

Vale a pena notar que o possível Exynos 1280 da Samsung pode ser o primeiro chip básico de 5 nm. Além disso, o informante afirma que o lançamento desse chip acontecerá em breve, no dia 10 de novembro. Assim, talvez mais smartphones da empresa o utilizem no próximo ano. A Vivo, por exemplo pode lançar novos telefones com ele.

O vazador já confirmou três chipsets Samsung Exynos para este ano. Um deles é o Exynos 2200 com GPU AMD, o segundo provavelmente é o Exynos 1280 para o segmento de baixo custo. O terceiro provavelmente é o sucessor Exynos 1080 SoC para o mercado de gama média, talvez Exynos 2160.

Via: Gizchina

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×