Samsung parece enfrentar problemas para fabricar seus processadores de 3nm

A cada nova geração dos chipsets, as empresas se empenham em produzi-los em tecnologias mais avançadas e em processos de nm cada vez menores. A Samsung está pronta para estrear um novo e revolucionário método de fabricação de processadores, chamado de processo geral GAA, mas o novo processo está causando algumas dificuldades à Samsung Electronics. A Samsung parece enfrentar problemas para fabricar seus processadores de 3nm.

O relatório cita baixas taxas de rendimento em novos processadores fabricados com o novo processo GAA, o que pode contribuir ainda mais para a escassez de chips que o mundo vem experimentando nos últimos anos.

Um relatório anterior da Korea’s Business Post, que cobre o fato de que a Samsung Electronics normalmente possui contratos com empresas como a Qualcomm, bem como sua própria linha de processadores Exynos. A Samsung Electronics provavelmente está fabricando o Snapdragon e o Exynos de próxima geração com base no novo processo GAA de 3 nm, se conseguir aumentar as taxas de rendimento.

Processadores de 3nm da Samsung

Os processadores da geração atual são construídos com base no processo finFET, que emprega portas eletrônicas em três dos quatro lados de um pequeno canal dentro de um processador. O GAA melhora isso fechando todos os quatro lados com portas, dando à Samsung Electronics a capacidade de aumentar a densidade de um processador em 1,35 vezes. Isso resulta em um aumento de desempenho de 35% nos mesmos níveis de energia e, posteriormente, permite que o processador opere com 50% menos energia do que a geração anterior.

Todos os melhores telefones Android no momento são equipados com processadores Qualcomm Snapdragon, e esse atraso pode significar que os processadores Samsung Exynos mais uma vez ficarão em segundo plano no processador de próxima geração da Qualcomm, que diz ser construído com a mesma tecnologia de 3 nm.

Anteriormente, vimos a Samsung Electronics perdendo o negócio da Qualcomm para certos processadores futuros devido à dificuldade com as taxas de rendimento. Se a Samsung não conseguir aperfeiçoar o processador de 3nm a tempo para a próxima troca de processador de próxima geração, é totalmente provável que a história se repita e a Qualcomm possa escolher as fábricas da TSMC para seus próximos processadores.

A desvantagem dessa escolha é que a TSMC ainda está usando finFET para seu processo de 3 nm, o que significa que os processadores GAA da Samsung Electronics podem ser significativamente mais rápidos no próximo ano. Assim, a Samsung ficaria para trás mais uma vez.

Via: AndroidCentral

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile