Samsung planeja fabricar os chips móveis mais avançados do mundo

Chips mais avançados devem ser construídos pela Samsung em 2025

A Samsung é conhecida mundialmente pelo seu negócio de smartphones. No entanto, esse negócio não é o principal gerador de lucro da empresa. Esse título, na verdade, vai para o negócio de fabricação de semicondutores. E a Samsung tem grandes planos para esse negócio, que incluem fabricar o chip móvel mais avançado do mundo.

Samsung revela planos de fabricar os chips móveis mais avançados do mundo

Na última quarta-feira, a gigante de tecnologia coreana revelou um roteiro para expandir seus negócios de fabricação de semicondutores, de acordo com a CNBC. Foi revelado meses atrás que a Samsung queria começar a fabricar chips de processo de 2 nm até 2025, mas este roteiro fornece novos detalhes.

O roteiro diz que a empresa espera iniciar a produção em massa do processo de 2 nm para aplicativos móveis em 2025. A partir daí, ela se expandirá para a computação de alto desempenho em 2026 e para o setor automotivo em 2027. Isso quer dizer que, a empresa está um passo a frente quando o assunto é a produção de semicondutores dos mais avançados.

Processo de fabricação de chips

Se você não estiver familiarizado com a terminologia, esse processo nanométrico se refere ao tamanho de cada transistor individual em um chip semicondutor. O tamanho é importante porque significa que mais transistores podem caber em um chip, o que permite a criação de chips mais poderosos e eficientes. Por exemplo, o Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm usa um processo de 4 nm. A Samsung supostamente acredita que chips mais avançados serão necessários daqui para frente.

Por computação de alto desempenho, o roteiro se refere a chips para data centers destinados a treinar e implantar aplicativos de inteligência artificial. À medida que a IA se torna mais onipresente, a Samsung procura capitalizar o crescimento da tecnologia. Parece que esses movimentos são projetados para ajudá-lo a alcançar o principal fabricante terceirizado de semicondutores do mundo, TSMC.

Nesse caminho, a Samsung tem muito chão a percorrer. No primeiro trimestre de 2023, a TSMC foi responsável por 59% da receita global de fundição de semicondutores, de acordo com a Counterpoint Research. Enquanto a Samsung respondeu por apenas 13%.

Além disso, a empresa afirmou que planeja trabalhar em um processo de 1,4 nm até 2027. Também espera expandir sua capacidade de fabricação de chips abrindo instalações em Pyeongtaek, Coréia do Sul, e Taylor, Texas.

Em breve, teremos chips ainda mais poderosos nos dispositivos disponíveis no mercado.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile