Notícias

03/05/2021 às 14:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Samsung trabalha em um painel da web para SmartThings

Samsung trabalha em um painel da web para SmartThings

Samsung SmartThings é uma das plataformas de casa inteligente mais antigas. Adquirida pela Samsung em 2014 o SmartThings não é apenas a ferramenta de gerenciamento/configuração para os próprios produtos conectados da Samsung. Ela pode se conectar a milhares de outras plataformas, como Amazon Alexa e Google Assistant. Gerenciar tudo o que você conectou ao SmartThings atualmente só é possível por meio dos aplicativos móveis Android e iOS, mas agora a Samsung está finalmente construindo uma maneira de acessar dispositivos SmartThings por meio de um navegador da web.


A Samsung iniciou o desenvolvimento de um painel da web para SmartThings em maio de 2019, embora o alfa fechado tenha sido encerrado em outubro do mesmo ano, enquanto a Samsung se preparava “para um teste muito maior levando a um lançamento completo”.

De acordo com postagens posteriores de um desenvolvedor de SmartThings no fórum, o aplicativo da web ainda estava em desenvolvimento, mas o projeto “estava passando por mudanças nos requisitos das equipes jurídicas e de segurança”. O painel parece ter entrado no ar para qualquer pessoa com uma conta Samsung no início da semana passada, acessível em my.smartthings.com, embora o desenvolvedor tenha notado que ainda não foi concluído e nenhum suporte oficial está disponível.

O acesso ao web SmartThings

Depois de fazer login no painel da web SmartThings com sua conta Samsung, você é saudado com a tela principal que lista seus dispositivos favoritos. No entanto, eles ainda não sincronizam com o aplicativo móvel, porém, isso irá acontecer no futuro. Há também uma guia que exibe todos os seus quartos e os dispositivos em cada um, bem como uma página “Automações” que mostra as cenas de sua casa inteligente e conexões ativas de terceiros.

Todos os seus dispositivos conectados devem ser listados, embora nem todos possam ser controlados por meio do aplicativo da web ainda. Por exemplo, o pessoal do XDA-Developers aponta que não há nenhum controle a smart TV Samsung, embora o aplicativo móvel permita ligá-la/desligá-la, mudar de canal e abrir aplicativos. Galaxy SmartTag não tem suporte (ainda), mas as luzes inteligentes Kasa funcionam perfeitamente, aponta o site.

Seria ótimo ver a Samsung continuar a desenvolver o painel da web do SmartThings para ter tanta funcionalidade quanto os aplicativos móveis. O painel funciona bem no desktop e no celular e, ao contrário de muitos outros aplicativos da web modernos, não é lento para abrir.

O Google e a Amazon não têm um painel da web semelhante para seus ecossistemas de casa inteligente (exceto o aplicativo básico da web Alexa para conectar/desconectar serviços de terceiros), portanto, a Samsung está sozinha na expansão do acesso à web.

Anteriormente, a Samsung oferecia um aplicativo do Windows para gerenciar SmartThings, mas foi suspenso em 2019. A empresa agora está trabalhando em um aplicativo de desktop atualizado, projetado principalmente para seus novos laptops Galaxy Book Pro.

Via: XDA-Developers

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.