Notícias

30/11/2021 às 17:42

7 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Samsung traz ao mercado três novos chips Exynos para automóveis

A Volkswagen já está fazendo uso do Exynos V7

Samsung traz ao mercado três novos chips Exynos para automóveis

A Samsung tem ganhado bastante território com os seus chips Exynos. E, a empresa, literalmente, não para. A Samsung acaba de lançar mais três chips, esses destinados a automóveis. Foram anunciados o, Exynos Auto V7, o Exynos Auto T5123 e o S2VPS01 Power IC.


O Exynos Auto V7 é um chipset de processamento para sistemas de infoentretenimento no carro. Já o Exynos Auto T5123 é um chipset de conectividade 5G. E, por último, o S2VPS01 Power IC é um chip de gerenciamento de energia S2VPS01 com certificação ASIL-B para processadores Exynos V Series.

Exynos Auto V7: O chip será usado pelos carros mais recentes da Volkswagen

samsung-traz-ao-mercado-tres-novos-chips-exynos-para-automoveis
Imagem: Reprodução | Sammobile

O Exynos Auto V7 oferece desempenho de processamento poderoso. Ele conta com uma CPU octa-core Cortex-A76 com frequência de 1,5 GHz e a GPU Mali-G76 de 11 núcleos. Além disso, a GPU é dividida em dois clusters separados: 3 núcleos de eficiência energética para exibição de cluster e AR-HUD e oito núcleos poderosos para sistemas de infoentretenimento e outros monitores.

Esse chipset suporta até 32 GB LPDDR4X RAM com velocidades de transferência de memória de 68,3 Gb/s. O Exynos Auto V7 também possui uma NPU (Unidade de Processamento Neural) para processamento de áudio e imagens, como reconhecimento de rosto, fala e gestos.

A Samsung equipou o Exynos Auto V7 para lidar com até quatro monitores e 12 entradas de câmera em automóveis. Possui três processadores de áudio HiFi 4 para uma experiência de áudio envolvente. O chipset também oferece correção de pixel ruim, compressão de faixa dinâmica e correção de distorção geométrica para que os visuais que os usuários veem sejam silenciosos e sem distorção, o que melhora ainda mais a visualização 3D do estacionamento e a assistência ao estacionamento.

Além disso, para segurança de dados, a Samsung oferece uma chave de hardware para o chip usando um OTP (One-Time Programmable) ou PUF (Physical Unclonable Function). A Samsung disse que a Volkswagen usará o Exynos Auto V7 em seus carros mais recentes para o sistema de infoentretenimento, e a produção em massa do chipset já começou.

Samsung Exynos Auto T5123: 5G para os automóveis

O Exynos Auto T5123 é um chipset 5G que traz conectividade de dados rápida para carros para que os usuários possam permanecer conectados, fazer streaming de vídeos em alta definição ou até mesmo jogar jogos online enquanto estão em trânsito.

Ele oferece suporte a redes 5G SA (autônomo) e NSA (não autônomo) e oferece uma velocidade máxima de download de até 5.1 Gbps. Além disso, ele possui dois núcleos de CPU ARM Cortex-A55, LPDDR4X RAM, GPS e compatibilidade com a interface PCIe.

S2VPS01 Power IC

O S2VPS01 é um novo chip de gerenciamento de energia da Samsung que oferece operações robustas de energia. Ele foi projetado para ser usado com os processadores Exynos Auto V7 e Exynos Auto V9.

Esse chip fornece proteção contra sobretensão, proteção contra subtensão, proteção contra curto-circuito, proteção contra sobrecarga de corrente, desligamento térmico, monitoramento de relógio e verificações de parada de saída.

É o primeiro chip de gerenciamento de energia com certificação ISO 26262 da empresa. Também recebeu a certificação ASIL-B (Automotive Safety Integrity Level), sendo D o nível mais alto. Esta certificação é concedida após a análise da gravidade, exposição e controlabilidade das operações do veículo em vários ambientes de teste.

A Samsung parece estar querendo uma fatia do mercado de auto, trazendo tecnologia que pode ser incorporada a diversas marcas de carros pelo mundo.

Via: Sammobile

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×