Scribus 1.6 chega como uma atualização importante

Esta versão adiciona novos arquivadores de importação, melhora o suporte para imagens bitmap, adiciona muitos novos recursos de texto e aprimora o suporte a scripts.

O aplicativo de editoração eletrônica de código aberto Scribus 1.6 lançado como uma atualização importante. Scribus, o aplicativo de editoração eletrônica de plataforma cruzada e de código aberto, foi atualizado hoje para a versão 1.6.0, uma atualização importante que contém milhares de melhorias e correções de bugs.

O Scribus 1.6 está aqui para substituir a versão estável 1.4.8 e a série de desenvolvimento 1.5.x, implementando recursos como uma interface de usuário renovada com suporte para modos claro e escuro e novos ícones, renderização de tela compatível com HiDPI, uma nova saída baseada em PDF visualização e um componente Resource Manager para acessar recursos online como dicionários.

Esta versão também introduz um novo recurso que permite aos usuários pesquisar uma função específica. Além disso, um novo recurso “Soldar” permite aos usuários combinar objetos e movê-los sem precisar de agrupamentos. Bem como um novo recurso “Símbolo” ou clone semelhante ao Adobe Illustrator que permite que todas as cópias (clones) de um objeto mestre (Símbolo) também tenham modificações.

Vários novos comandos chegaram ao Scribus 1.6 para tornar a criação de documentos mais fácil e versátil ao usar scripts. Além disso, esta versão migra scripts Python para a série Python 3.x, atualiza o plugin Barcode com novos recursos como “GS1 Digital Link URIs” para código de barras de varejo e adiciona suporte XeLaTeX para Render Frames.

O Scribus 1.6 também possui muitos novos recursos de texto, como justificação vertical do texto, notas de rodapé e finais, variáveis ??de texto, referências cruzadas e controle de órfãos e viúvas. Ele também fornece acesso a recursos OpenType avançados, adiciona a capacidade de aplicar cores de fundo ao texto selecionado e torna a digitação na tela e a renderização do texto mais rápidas.

Scribus 1.6 chega como uma atualização importante

Outros novos recursos desta versão incluem um plug-in rico em recursos chamado “Picture Browser” que permite o gerenciamento de ativos para arquivos gráficos, suporte para todos os tipos de gradiente avançados disponíveis no Adobe Illustrator e XARA Designer, suporte para sombras projetadas, bem como um configurável cache de imagens para documentos contendo muitas imagens bitmap grandes.

O Scribus 1.6 também adiciona a capacidade de abrir e importar arquivos criados por outros programas de editoração eletrônica, como Adobe InDesign XML (IDML), Adobe InDesign Snippets (IDMS), Adobe PageMaker (P65, PMD), Apple iWorks Pages, Microsoft Publisher (PUB ), QuarkXPress Tags (XTG), VIVA Designer XML e XARA Page & Layout Designer (XAR). Além disso, o exportador de PDF agora suporta PDF/X-4, e os formatos PDF 1.6 e XPS agora podem passar por exportação.

Agora também é possível armazenar imagens bitmap em seu formato de arquivo nativo, em vez de vincular a imagens externas, e o padrão aberto Open Raster (ORA) agora é compatível com arquivos bitmap complexos. Além disso, o Scribus agora pode importar todos os arquivos bitmap suportados pelo GraphicsMagick, incluindo o formato XCF nativo do GIMP, e suporta a importação de arquivos bitmap PGF.

“Com o OpenSceneGraph (OSG) instalado, o Scribus pode importar objetos 3D em todos os formatos suportados pelo OSG para um novo tipo de quadro chamado “3D Annotation”. O Scribus também oferece funções de edição limitadas, como definir a fonte de iluminação ou o modo de exibição padrão para um visualizador de PDF compatível com PDF-3D”, diz as notas de lançamento sobre o novo recurso de importação para objetos 3D.

Outras características

Filtros de importação novos ou reescritos chegaram a esta versão para Markdown, KRA (Krita), Photoshop Custom Shapes (CSH), Micrografx Draw (DRW), Computer Graphics Metafile (CGM), Enhanced Metafile (EMF), StarView Metafile (SVM) , WordPerfect Graphics (WPG), bem como documentos RTF e DOCX. Além disso, os filtros de importação de gráficos do Adobe Illustrator e OpenDocument foram reescritos do zero e as camadas agora são suportadas em arquivos SVG.

Por último, o Scribus 1.6 adiciona:

  • suporte para modelos de cores CIE Lab * e CIE HLC e novas paletas de cores;
  • formato de arquivo SBZ do SwatchBooker;
  • paletas de cores nos formatos Adobe Color Swatch (ACO);
  • e AutoCAD ColorBook (ACB), também como paletas de cores no novo padrão ISO CxF3.
  • Além disso, a precisão das cores de preenchimento se expandiu para um ponto flutuante de 64 bits.

Para Linux, o Scribus 1.6 segue o padrão XDG para arquivos de configuração. Isso significa que o diretório de preferências do Scribus está em um novo local padrão, ou seja, ~/.config/scribus/ (anteriormente era ~/.scribus/). Nos bastidores, esta versão ainda usa a estrutura de aplicativo de código aberto Qt 5.15 LTS.

Você pode baixar o Scribus 1.6 agora mesmo no site oficial. Junto com o tarball fonte, você encontrará um binário universal AppImage que permite executar o Scribus em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux sem instalar nada. O Scribus também está disponível para instalação como um aplicativo Flatpak no Flathub.

SOURCES:9to5Linux
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile