Se seu dispositivo conta com menos de 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento, não espere atualização do Android 13!

Os OEMs não podem mais pré-carregar o GMS em novos dispositivos com menos de 2 GB de RAM

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

O Google recentemente atualizou os requisitos mínimos para adoção do GMS (Google Mobile Services) com o Android 13 em smartphones OEM. Ou seja, se seu dispositivo conta com menos de 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento, não espere atualização do Android 13!

Google exige pelo menos 2GB de RAM e 16 GB de armazenamento para atualização do Android 13

A empresa agora exige hardware com pelo menos 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento, se você quiser usar o GMS em um dispositivo com Android 13 ou posterior.

De acordo com o especialista em Android Enterprise Jason Bayto, os OEMs não podem mais pré-carregar o GMS em novos dispositivos com menos de 2 GB de RAM. Além disso, o Google também quer que todos os novos dispositivos Android Go tenham pelo menos 16 GB de armazenamento.

A regra vale também para aparelhos já existentes no mercado, e que não atendem a esses requisitos. Que de outra forma não receberá a atualização do Android 13.

Novas regras

se-seu-dispositivo-conta-com-menos-de-2-gb-de-ram-e-16-gb-de-armazenamento-nao-espere-atualizacao-do-android-13

Este é um passo necessário e alinhado com a evolução do software. E não é a primeira vez que regras desse tipo acontecem. Isso já havia acontecido após o lançamento do Android 11 em 2020, lembra o Gizchina. Na ocasião, a empresa especificou que dispositivos com menos de 512 MB de RAM não seriam mais elegíveis para pré-carregamento GMS. Na época foi feita a distinção entre dispositivos de nível básico e superiores, foi especificado que todos os smartphones com Android 11 ou posterior usariam o Android Go se estivessem equipados com 2 GB de RAM ou menos.

Já agora, os OEMs ainda poderão integrar o GMS em dispositivos Android 12 com menos de 2 GB de RAM. Portanto, ainda pode demorar algum tempo até que smartphones com recursos inferiores finalmente saiam do mercado.

Por fim, lembramos que agora todas as atenções estão voltadas para o próximo evento de apresentação Made by Google, agendado para o próximo dia 6 de outubro.

Vários novos recursos estão nos planos, além do Pixel 7 e do Pixel Watch para serem apresentados neste evento. O que também pode incluir vários dispositivos domésticos inteligentes e um Chromecast barato completamente novo com Google TV, lembra o Gizchina.

A notícia pode desagradar a muitos usuários. No entanto, a mudança já era esperada. Então, infelizmente, eles terão que aceitar. De toda forma, ainda assim é frustrante para quem achou que atualizaria para essa versão 13 do Android.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.