Se você se preocupa com a segurança dos seus dados, usar a verificação ortográfica aprimorada no Chrome não é uma opção!

Os servidores do Google podem obter suas senhas se você usar!

O Google Chrome está repleto de recursos, como a verificação ortográfica padrão e a aprimorada. A verificação ortográfica aprimorada é, sem dúvidas, um recurso excelente. No entanto, se você se preocupa com a segurança dos seus dados, usar a verificação ortográfica aprimorada no Chrome não é uma opção!

Verificação ortográfica aprimorada no Chrome

Quando você deseja ativar a verificação ortográfica aprimorada, o Google observa que tudo o que você digitar no navegador será enviado aos servidores da empresa para executá-lo por meio de algoritmos avançados de gramática e estilo.

Isso já deixa claro que você provavelmente não deve habilitá-lo quando estiver preocupado com a segurança dos dados, e uma investigação confirmou exatamente isso.

Em determinadas circunstâncias, suas senhas e nomes de usuário podem ser enviados para os servidores de verificação ortográfica do Google durante os processos de login.

Investigação aponta que usar esse recurso pode ser um risco aos seus dados

Uma investigação da otto-js descobriu que as senhas que você digita nas máscaras de login podem ser enviadas para os servidores do Google quando você usa o recurso “revelar senha”.

Esta é uma opção em muitos sites que deve facilitar o preenchimento de senhas, pois permite que você veja o que está digitando em texto simples. No entanto, isso também significa que a proteção de privacidade usual do Chrome não funciona, pois esse texto de senha pode ser tratado como texto normal que deve ser verificado ortografia.

Os sites podem impedir que isso aconteça adicionando um atributo HTML “spellcheck=false” ao campo em questão, mas, isso é algo que muitos sites negligenciam, incluindo sites como o Facebook, aponta a pesquisa.

Imagem: Reprodução | Android Police

A LastPass também foi uma das empresas afetadas por essa brecha. Após ser contatada pela otto-js, a empresa de segurança corrigiu o problema introduzindo o atributo “spellcheck=false” em seu campo de entrada.

A investigação também descobriu que a extensão do navegador Microsoft Editor é culpada do mesmo problema. Isso é esperado, pois o serviço da Microsoft também conta com processamento baseado em nuvem para oferecer verificações de ortografia, estilo e gramática aprimoradas.

Se você já estiver usando um dos muitos ótimos gerenciadores de senhas, você também deve estar limpo, mesmo quando usar a verificação ortográfica aprimorada do Chrome ou o Microsoft Editor. Afinal, você só copiará e colará senhas ou usará uma extensão de preenchimento automático.

A única coisa que você precisa estar ciente aqui é que também existem ferramentas que sincronizam sua área de transferência em seus dispositivos. Se você usar qualquer um deles, é possível que suas senhas apareçam em lugares que você não espera que apareçam, incluindo o servidor de alguma empresa.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile