Segurança cibernética: os riscos da tecnologia ChatGPT

Nas últimas semanas, as atenções se voltaram para o ChatGPT, pela tecnologia em si, além dos prós e contras. Em muitos casos, os relatórios no ChatGPT da OpenAI são geralmente positivos. Esta ferramenta passou na maioria dos testes aos quais foi submetida. No entanto, ainda há riscos de segurança cibernética na tecnologia ChatGPT e trataremos disso neste artigo.

A tecnologia da OpenAI quase não tem falhas. No entanto, quando a tecnologia é totalmente positiva, é motivo de preocupação. Em um recente artigo de opinião de Anna Collard (Via: Gizchina), vice-presidente sênior de estratégia de conteúdo e evangelista da KnowBe4Africa, o ChatGPT pode representar alguma ameaça por trás de toda a positividade.

O ChatGPT

ChatGPT é basicamente um chatbot que escreve texto e diálogo usando métodos de aprendizado profundo. Em muitos casos, é muito difícil diferenciar um texto de uma pessoa real do ChatGPT. Agora é possível criar uma cadeia de infecção completa usando um chatbot de IA acessível ao público, por exemplo.

Além disso, um e-mail fraudulento tão convincente foi feito recentemente pelos pesquisadores da Checkpoint como um teste. Esse é o ponto! Esta tecnologia criada pela OpenAI e atualmente acessível online gratuitamente contém uma série de riscos potenciais de segurança cibernética.

Potenciais riscos de segurança cibernética do ChatGPT

Engenharia social: o modelo de linguagem do ChatGPT pode ajudar os cibercriminosos a coagirem mais facilmente as vítimas a divulgar informações privadas ou instalar malware. A ferramenta poderá ser usada para criar mensagens de phishing realistas e persuasivas.

Fraude: os hackers também podem usar esse modelo de linguagem para gerar texto para produzir anúncios falsos e outros tipos de material fraudulento, facilitando os ataques às vítimas.

Scamming: os invasores podem imitar seu alvo em contextos baseados em texto, como um e-mail ou mensagem de texto, usando o ChatGPT para fazer uma cópia digital plausível de seu estilo de escrita.

Automação de ataques: os invasores podem iniciar ataques em larga escala com mais eficiência usando o ChatGPT. Eles podem utilizar a tecnologia para automatizar a criação de mensagens maliciosas e e-mails de phishing.

Spamming: O modelo de linguagem pode ser ajustado para criar muito conteúdo de baixa qualidade rapidamente e, esse conteúdo pode ser usado em campanhas de e-mail de spam ou comentários em mídias sociais, por exemplo.

As ameaças do ChatGPT são reais

Os problemas listados acima são apenas as cinco principais ameaças possíveis que o ChatGPT representa. Todos eles são perigos reais para as empresas e todos os usuários da Internet. Esses problemas só se espalharão à medida que a OpenAI continuar a desenvolver sua estratégia. Se você acha que a lista acima é convincente, o ChatGPT está fazendo um ótimo trabalho. Isso ocorre porque todos os pontos acima foram realmente escritos com o ChatGPT com alguns ajustes, é claro. A ferramenta é tão potente que pode definir e articular claramente seus próprios riscos internos de hacking.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile