Informações confirmadas pela Comcast, apontam que 238 mil clientes da empresa foram afetados pela violação de dados do FBCS após o ataque de ransomware de fevereiro.
Violação de dados de usuários da Comcast
A Comcast está notificando aproximadamente 238 mil clientes afetados pela violação de dados da Financial Business and Consumer Solutions (FBCS). A FBCS, uma agência terceirizada de cobrança de dívidas, coleta informações pessoais de seus clientes para facilitar as atividades de cobrança de dívidas em nome desses clientes.
Em abril, a Financial Business and Consumer Solutions (FBCS) divulgou uma violação de dados que pode ter impactado 1.955.385 indivíduos. Mais tarde, a empresa determinou que mais de 4,25 milhões de indivíduos foram afetados pelo incidente.
A agência descobriu o acesso não autorizado em 26 de fevereiro de 2024 e imediatamente tomou medidas para proteger a infraestrutura afetada e iniciou uma investigação com a ajuda de especialistas forenses terceirizados. De acordo com a agência, as informações comprometidas podem incluir nomes, datas de nascimento, números de Previdência Social e informações de contas.
A organização descobriu que o acesso não autorizado ocorreu entre 14 e 26 de fevereiro de 2024.
A FBCS não tem conhecimento de uso indevido de nenhuma informação exposta após esse incidente. A partir de 4 de abril de 2024, a agência começou a notificar os clientes impactados.
A empresa está fornecendo a indivíduos potencialmente impactados 12 meses de serviços gratuitos de monitoramento de crédito. A provedora de telecomunicações Comcast é uma das clientes da FBCS afetadas pelo incidente.
Notificação dos usuários
A empresa está notificando cerca de 238.000 indivíduos que suas informações pessoais foram comprometidas na violação de segurança sofrida pela FBCS. De acordo com uma carta de notificação de violação de dados compartilhada pela Comcast com o Gabinete do Procurador-Geral do Maine, a violação de dados impactou 237.703 de seus clientes atuais e antigos.
Os dados comprometidos incluíam nome, endereço, número do Seguro Social, data de nascimento e número da conta Comcast dos clientes e números de identificação usados internamente na FBCS. A FBCS ressaltou que não tem nenhuma indicação de que qualquer informação pessoal comprometida durante este incidente tenha sido usada indevidamente.
A Comcast oferece um ano de serviços de monitoramento de crédito e proteção de identidade aos clientes afetados. Esperamos que os dados violados não levem os usuários a caírem em golpes pela internet. De qualquer forma, é imprescindível muita atenção online.
Via: Security Affairs