A Microsoft confirmou que atualizações recentes do Windows estão causando problemas de conexão na Área de Trabalho Remota (RDP) e nos Serviços de Área de Trabalho Remota (RDS), afetando alguns usuários desde janeiro de 2025.
Microsoft alerta sobre falha na Área de Trabalho Remota após atualizações do Windows

Em um comunicado divulgado no painel de integridade da versão do Windows, a empresa informou que a falha surgiu após a instalação da atualização de visualização do Windows de janeiro de 2025 (KB5050094) e de pacotes subsequentes. O problema se intensificou com a distribuição da atualização de segurança de março de 2025 (KB5053598).
Os usuários impactados relatam desconexões inesperadas do RDP após aproximadamente 65 segundos ao tentar conexões UDP entre dispositivos Windows 11 24H2 e hosts RDS em sistemas Windows Server 2016 ou anteriores.
Embora o Windows Server 2025 não seja diretamente afetado como host RDS, usuários que o utilizam como cliente RDP para conexão com servidores antigos também podem enfrentar dificuldades.
Solução temporária com rollback
A Microsoft atenuou o problema com a implementação do Known Issue Rollback (KIR), um recurso que reverte alterações problemáticas de atualizações não relacionadas à segurança.
Para solucionar a falha em dispositivos empresariais gerenciados, administradores de TI devem instalar e configurar a política de grupo de reversão de problema conhecido para o Windows 11 24H2 e o Windows Server 2025, referente à atualização KB5053598 250314_20401.
A configuração pode ser acessada em Configuração do Computador > Modelos Administrativos. A implantação do rollback requer o uso do Editor de Políticas de Grupo, seja via política de computador local ou domínio, e um reinício dos dispositivos afetados para que a solução tenha efeito.
Os administradores também podem encontrar mais detalhes sobre a configuração no site de suporte da Microsoft.
Correção definitiva a caminho
A Microsoft garantiu que uma solução permanente será disponibilizada automaticamente em uma futura atualização do Windows. Assim que o patch definitivo for implementado, não será mais necessário utilizar a Política de Grupo para mitigar o problema.