Ataques cibernéticos crescem 37% no Brasil no terceiro trimestre de 2022

Site da UFPR é alvo de ataque cibernético

A Check Point (CPR) divulga novos dados sobre as tendências de ataques cibernéticos e de ransomware nos últimos meses no mundo e no Brasil. O novo levantamento mostra que, nos meses de julho, agosto e setembro de 2022, o setor de saúde foi o mais visado por ataques globais de ransomware; enquanto os ataques cibernéticos em geral registraram aumento de 28% no mundo e de 37% no Brasil.

Ataques de ransomware

Os grupos de ransomware estão aumentando seu foco em grande parte nos hospitais devido à intensa pressão para atender às demandas de ransomware. A CPR alerta as organizações de saúde a ficarem em alerta máximo sobretudo com as festas de final de ano se aproximando. Nesse período festivo, os cibercriminosos tendem a atacar fora do expediente, quando a segurança é percebida como não sendo tão robusta.

No geral, o número de ataques de ransomware caiu 8% em todo o mundo em comparação com o terceiro trimestre de 2021. Segundo os pesquisadores da CPR, isso pode ser devido a uma mudança para métodos alternativos de ataque, como botnets e hacktivismo. No entanto, o ransomware continua a atrair a maior atenção do público e causar a maior interrupção.

Principais setores afetados pelo ransomware no mundo

1. Saúde (1 em cada 42 organizações foi afetada por ransomware, um aumento de 5% em relação ao ano anterior);

2. ISP/MSP – Provedor de Serviços de Internet/Provedor de Serviços Gerenciados (1 em cada 43 organizações foi impactada, uma queda de 25% A/A);

3. Finanças/Banking (1 em cada 49 organizações foi afetada por ransomware, um aumento de 17% em relação ao ano passado);

4. O setor de varejo/atacado registrou o maior aumento ano a ano de ataques de ransomware, registrando o índice de 39% em relação ao terceiro trimestre de 2021.

Ataques cibernéticos em geral no mundo e no Brasil

Os pesquisadores da Check Point Research também compartilharam as tendências de ataques cibernéticos em geral, incluindo aqueles por setor e região, em que o setor da educação/pesquisa e a região da Ásia foram os principais alvos dos ciberataques:

• Educação/Pesquisa foi o setor mais atacado por ataques cibernéticos em geral no terceiro trimestre de 2022, com uma média de 2.148 ataques por organização a cada semana, um aumento de 18% em comparação com o terceiro trimestre de 2021.

• A Ásia experimentou o maior volume de ataques cibernéticos com 1.778 ataques semanais por organização em média.

• Os ataques globais aumentaram 28% no terceiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021. A média de ataques semanais por organização em todo o mundo atingiu mais de 1.130 ataques.

• Em relação às estatísticas sobre o Brasil, o levantamento da divisão CPR apontou que, em média, as organizações no país foram atacadas 1.484 vezes semanalmente, um aumento de 37% comparado ao período do terceiro trimestre de 2021.

ataques-ciberneticos-crescem-37-no-brasil-no-terceiro-trimestre-de-2022

Estatísticas de ciberataques por região

ataques-ciberneticos-crescem-37-no-brasil-no-terceiro-trimestre-de-2022

Dicas de prevenção contra ransomware

A prevenção contra ransomware envolve: Fazer backup de seus dados; Ser proativo; Empregar Varredura e Filtragem de Conteúdo; Manter seus sistemas atualizados e; Treinar e conscientizar os funcionários.