Conheça as principais ameaças de segurança SaaS para 2023

conheca-as-principais-ameacas-de-seguranca-saas-para-2023

Com a expansão do SaaS cada vez maior e complexa, as organizações podem olhar para quatro áreas em seu ambiente SaaS para fortalecer e proteger. Neste artigo, você fica por dentro das principais ameaças de segurança SaaS para 2023.

Ameaças de segurança SaaS

Erros de configuração

As equipes de segurança das empresas são responsáveis por proteger cada uma dessas configurações, funções de usuário e permissões para garantir que estejam em conformidade com a política do setor e da empresa.

As equipes de segurança devem integrar uma solução SaaS Security Posture Management (SSPM), como Adaptive Shield, que fornece visibilidade e controle totais em uma massa crítica de aplicativos SaaS na pilha SaaS. A solução deve identificar as configurações globais do aplicativo e as configurações específicas da plataforma em cada aplicativo.

Acesso SaaS para SaaS

Outro crescente desafio de segurança deriva do crescente volume de aplicativos conectados ao ambiente SaaS da empresa. Os funcionários conectam esses aplicativos, muitas vezes para aumentar a produtividade, permitir o trabalho remoto e construir e dimensionar melhor os processos de trabalho da empresa.

No entanto, ao conectar aplicativos a seus espaços de trabalho, os funcionários são solicitados a conceder permissões de acesso ao aplicativo. Essas permissões incluem a capacidade de ler, criar, atualizar e excluir dados corporativos ou pessoais, sem mencionar que o próprio aplicativo pode ser malicioso. Os usuários muitas vezes desconhecem o significado das permissões que concederam a esses aplicativos de terceiros.

Caindo no domínio Shadow IT, as equipes de segurança devem ser capazes de descobrir aplicativos de terceiros e identificar quais representam um risco.

Risco do usuário do dispositivo para SaaS

As equipes de segurança devem lidar com ameaças de usuários que acessam seus aplicativos SaaS a partir de dispositivos pessoais não seguros. Dispositivos pessoais são suscetíveis a roubo de dados e podem inadvertidamente transmitir malware para o ambiente da organização. Dispositivos perdidos ou roubados também podem fornecer uma porta de entrada para criminosos acessarem a rede.

As equipes de segurança precisam de uma solução que lhes permita gerenciar os riscos de SaaS provenientes de dispositivos comprometidos.

Governança de identidade e acesso

Cada usuário de aplicativo SaaS é uma porta de entrada potencial para um ator de ameaça, como visto no ataque Uber MFA Fatigue mais recente. A governança de identidade e acesso ajuda a garantir que as equipes de segurança tenham total visibilidade e controle do que está acontecendo em todos os domínios.

As equipes de segurança precisam monitorar todas as identidades para garantir que a atividade do usuário atenda às diretrizes de segurança de sua organização.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile