Alerta de segurança

SonicWall alerta sobre vulnerabilidade crítica no SMA1000, com exploração de dia zero

A SonicWall emitiu um alerta sobre uma vulnerabilidade crítica no SMA1000, permitindo a execução remota de comandos arbitrários. A falha já está sendo explorada em ataques de dia zero.

Imagem com a logomarca SonicWall

A SonicWall emitiu um alerta importante sobre uma falha crítica de segurança, identificada como CVE-2025-23006, que afeta o SonicWall SMA1000 Appliance Management Console (AMC) e o Central Management Console (CMC). A vulnerabilidade, classificada com uma pontuação CVSS v3 de 9,8, permite que invasores remotos não autenticados executem comandos arbitrários no sistema operacional do dispositivo, caso determinadas condições sejam atendidas.

Ataques de dia zero em dispositivos SonicWall: Ameaça crescente

Logomarca SonicWall

De acordo com as informações, essa falha já está sendo explorada ativamente em ataques de dia zero, o que eleva significativamente o risco para as empresas que utilizam esse dispositivo em suas redes. A SonicWall recebeu notificações de que agentes de ameaças têm explorado a vulnerabilidade de forma ativa. A empresa recomendou que os administradores de sistema atualizem seus dispositivos para a versão de firmware 12.4.3-02854 (plataforma-hotfix) ou posterior para mitigar o risco.

O CVE-2025-23006 afeta todas as versões de firmware do dispositivo SMA1000 até a versão 12.4.3-02804 (plataforma-hotfix), mas não afeta dispositivos da série SMA 100. Portanto, não é necessário tomar nenhuma medida para esses modelos. A Microsoft, por meio do Centro de Inteligência de Ameaças, também detectou a falha e pode fornecer mais detalhes sobre a exploração nos próximos dias.

Pesquisadores de segurança observaram que 2.380 dispositivos SMA1000 estão expostos publicamente na internet, o que torna as organizações ainda mais vulneráveis a ataques. O alerta da SonicWall é crucial para organizações que dependem desses dispositivos para acesso remoto seguro, principalmente em grandes empresas, agências governamentais e provedores de serviços essenciais.

A equipe CERT-Bund da Alemanha também emitiu um aviso sobre a falha, pedindo que os administradores apliquem as correções imediatamente. Além disso, vale lembrar que esta é mais uma vulnerabilidade crítica que afeta dispositivos SonicWall, já que, no início de janeiro, a empresa também alertou sobre uma falha de bypass de autenticação (CVE-2024-53704).