TikTok e Oracle se unem, mas os dados dos usuários continuam vazando

tiktok-e-oracle-se-unem-mas-os-dados-dos-usuarios-continuam-vazando

O TikTok anunciou na última sexta-feira, que começou a rotear dados de usuários americanos para servidores nos EUA de propriedade da Oracle. Isso mesmo, TikTok e Oracle se unem para proteger os dados dos usuários Americanos.

Mesmo com a união das empresas, um relatório oportuno do BuzzFeed News (Via: TheVerge) questiona a promessa de privacidade do TikTok, alegando que os funcionários do TikTok na China acessaram “repetidamente” os dados dos usuários dos EUA ao longo de pelo menos vários meses.

Dados do Tiktok de usuários Americanos em risco

Em gravações de reuniões e apresentações internas da equipe obtidas pelo BuzzFeed News, os funcionários do TikTok mencionaram ter que pedir a seus colegas na China para acessar os dados de usuários dos EUA, pois eles não conseguiam acessar esses dados.

De acordo com o levantado pelo The Verge, um membro da equipe do departamento de confiança e segurança do TikTok supostamente afirmou que “tudo é visto na China”, enquanto outro funcionário disse que um engenheiro da China “tinha acesso a tudo”.

Esses eventos ocorreram pelo menos entre setembro de 2021 e janeiro de 2022 e seguem alegações semelhantes detalhadas pela CNBC no ano passado.

TikTok e Oracle juntas para resolver problemas de provacidade

O TikTok enfrentou anos de críticas por potencialmente expor os dados de usuários dos EUA à China, onde a empresa controladora do TikTok, ByteDance, está sediada. Em 2020, o ex-presidente Donald Trump ameaçou o TikTok com uma proibição nacional e tentou forçar a empresa a separar seus ativos baseados nos EUA da ByteDance, chamando-o de ameaça à segurança nacional.

Embora o TikTok nunca tenha realmente vendido seus ativos nos EUA, ele discutiu tornar a empresa americana de software Oracle seu “parceiro de tecnologia confiável”. Essa iniciativa, que se refere à sede da Oracle no Texas, deve proteger os dados dos usuários dos EUA nos servidores da Oracle, impedindo o acesso da ByteDance, com sede na China.

A empresa acrescenta que usará seus servidores sediados na Virgínia e Cingapura para backups, mas pretende excluir os dados privados dos usuários desses servidores para “girar totalmente para os servidores em nuvem da Oracle localizados nos EUA”.

Não está claro quando o TikTok planeja fazer uma mudança completa para os servidores da Oracle, e a empresa não respondeu imediatamente ao pedido de comentário solicitado pelo The Verge.

Esperamos que essa união das empresas, acabe com os problemas de privacidade dos dados dos usuários americanos de uma vez por todas.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile