Vulnerabilidades de segurança mais comuns em navegadores

5-melhores-navegadores-para-android-em-2023

Quando o assunto é acessar a web, muitos riscos são enfrentados diariamente. Ao usar navegadores da web, por exemplo, existem ameaças à segurança que, se não forem cuidadosas, podem permitir que os cibercriminosos assumam o controle do navegador e roubem informações dos usuários.

Há maneiras de garantir a segurança dos navegadores da web

Para garantir a segurança do navegador para empresas e indivíduos, devem ser tomadas medidas para manter os cibercriminosos afastados. Essas etapas envolvem ter um firewall ativo e um software antivírus, usar uma conexão segura com a Internet e atualizar o navegador. Neste artigo, você aprenderá algumas vulnerabilidades comuns de segurança do navegador que você pode encontrar e as etapas a serem seguidas para combatê-las.

Principais vulnerabilidades de segurança do navegador e como evitá-las

Abaixo estão algumas possíveis vulnerabilidades de segurança do navegador da web que você pode testemunhar e como evitar que elas aconteçam.

Extensões e plugins maliciosos

vulnerabilidades-de-seguranca-mais-comuns-em-navegadores
Imagem: Reprodução | GBHackers

Extensões e plug-ins do navegador são ferramentas no aplicativo que ajudam a aumentar a funcionalidade de um navegador da web. Por exemplo, algumas extensões e plug-ins servem como software antivírus, baixadores de vídeos do YouTube e até bloqueadores de anúncios.

Os cibercriminosos criam extensões de navegador maliciosas ou injetam plug-ins de navegador existentes com vírus que obtêm acesso a dados pessoais. Muitos plug-ins de navegador maliciosos existem em navegadores populares, como Chrome, Firefox e Edge.

A melhor maneira de impedir que extensões de navegador maliciosas acessem seus dados ou qualquer outra informação é evitá-las completamente. No entanto, muitas pessoas precisam de plug-ins de navegador para uma atividade ou outra, dificultando a remoção de plug-ins. Assim, você precisa instalar aqueles de fontes confiáveis ??ou oficiais.

A próxima coisa é atualizar o plugin com frequência, já que as atualizações ajudam a remover e corrigir vulnerabilidades de segurança.

Ataques de envenenamento de DNS

vulnerabilidades-de-seguranca-mais-comuns-em-navegadores
Imagem: Reprodução | GBHackers

Um ataque de envenenamento de DNS é uma grave ameaça à segurança do navegador da Web usada por hackers para acessar as informações dos usuários. Os servidores DNS traduzem nomes de sites legíveis por humanos em linguagens de máquina, por exemplo, eles traduzem apple.com para 17.253.144.10.

Os cibercriminosos podem tentar envenenar o DNS, alterar o conteúdo e, em seguida, usar outro site para obter acesso às informações de um usuário. Esses cibercriminosos tentam lançar um ataque ao cache do DNS e roubar as informações ali armazenadas.

Para evitar o envenenamento de DNS, certifique-se de ter um software antivírus em execução nos bastidores para que ele possa detectar sempre que um ataque for iniciado. Além disso, garanta que que todos os sites visitados tenham “https://” no início do endereço do site.

Injeção SQL

A injeção de SQL é lançada no servidor de um site e, se bem-sucedida, eles acessam o site e modificam os dados armazenados. O próximo passo dado pelos cibercriminosos é manipular os formulários da web, cookies ou postagens HTTP do site com sua injeção SQL maliciosa.

Para evitar esses ataques, é reduzir o número de funções que podem ser executadas usando comandos SQL no navegador. Além disso, o usuário deve ativar seus firewalls e software antivírus para garantir que ele impeça os criminosos cibernéticos de injetar comandos SQL maliciosos no navegador.

Autenticação quebrada

A autenticação quebrada é executada principalmente nos sites que fornecem IDs exclusivos para seus visitantes. Os cibercriminosos podem usar sites que emitem IDs exclusivos para obter acesso às suas informações, supondo que o ID da sessão não esteja criptografado corretamente.

Portanto, o que esses cibercriminosos fazem é sequestrar sua sessão usando o ID exclusivo, bloquear sua conta e fazer compras com seus cartões de crédito vinculados, se houver algum em sua conta.

O primeiro passo para evitar esse tipo de ameaça à segurança em seu navegador é evitar o uso de uma conexão desprotegida com a Internet. O próximo passo é evitar qualquer site que não tenha certificado SSL. Em outras palavras, evite qualquer site que não tenha “https://” em seu endereço.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile