Selfies com máscaras estão sendo usadas para treinar os sistemas de reconhecimento facial

Por Leonardo Santana 2 minutos de leitura
Foto: Mark Schiefelbein | Associated Press.

No mundo das mídias sociais, era inevitável que selfies e fotos de pessoas usando máscaras logo inundassem plataformas populares. Todavia, as máscaras tornaram-se um problema para as plataformas de reconhecimento facial.

Selfies com máscaras estão sendo usadas para treinar os sistemas de reconhecimento facial

As máscaras cobrem uma parte significativa do rosto quando usadas corretamente, incluindo nariz, boca e queixo. Com esses identificadores valiosos subitamente fora da equação, as empresas de reconhecimento facial estão se esforçando para treinar seus algoritmos para se basearem mais em outros atributos e, segundo informações, usar fotos provenientes de contas públicas de mídia social para fazer isso.

O site CNET disse que encontrou milhares de “selfies com máscara” disponíveis em conjuntos de dados públicos. Este lote, por exemplo, contém mais de 1.200 amostras classificadas por pessoas que usam máscaras médicas, sem máscaras ou máscaras não médicas. O grupo por trás do conjunto de 1.200 amostras disse que coletou os dados de contas públicas do Instagram.

As máscaras cobrem uma parte significativa do rosto quando usadas corretamente, incluindo nariz, boca e queixo. Com esses identificadores valiosos subitamente fora da equação, as empresas de reconhecimento facial estão se esforçando para treinar seus algoritmos para se basearem mais em outros atributos.

Um membro do grupo disse que encontrou as imagens pesquisando hashtags relacionadas a máscaras. Além disso, eles não pediram permissão aos usuários para incluí-los no banco de dados!

Por fim, um porta-voz do Facebook, dono do Instagram, disse que não permite que terceiros colecionem ou usem fotos postadas por seus usuários dessa maneira sem o seu consentimento. “Continuamos investigando isso”, acrescentou o porta-voz.

Fonte: Tech Spot

Leia mais:

Reconhecimento facial: o equilíbrio entre tecnologia e ética

Os sistemas de reconhecimento facial podem aumentar em popularidade durante a pandemia de coronavírus

Facebook pagará US $ 550 milhões por armazenar dados de reconhecimento facial sem consentimento

Share This Article
Sair da versão mobile