Septor Linux 2021 lançado com KDE Plasma 5.20.4 e Tor Browser 10.0.7

Por Claylson Martins 3 minutos de leitura

A distribuição Septor Linux baseada em Debian obteve uma atualização neste início de ano para a versão 2021. Assim, ela traz componentes e aplicativos centrais atualizados. Semelhante ao Tails , o Septor Linux visa a fornecer aos usuários um ambiente de computação seguro para navegar na Internet anonimamente. Como o Tails, o sistema tem como base o Debian GNU/Linux e depende das tecnologias Tor para comunicações anônimas. No entanto, usa o ambiente de desktop KDE Plasma em vez do GNOME. Sendo assim, o Septor Linux 2021 surge com o ambiente KDE Plasma 5.20.4 e, além disso, possui o Tor Browser 10.0.7.

Septor Linux 2021 lançado com KDE Plasma 5.20.4 e Tor Browser 10.0.7

A versão Septor Linux 2021 está aqui como a primeira atualização da distribuição anônima em 2021 e vem com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.20.4 mais recente e o pacote de software KDE Applications 20.12 , bem como o navegador da web anônimo Tor Browser 10.0.7, que é baseado no Mozilla Firefox 78.6 ESR e no kernel Linux 5.9.

Infelizmente, o kernel Linux 5.9 atingiu o fim de vida em meados de dezembro de 2020, então ele não receberá mais atualizações de segurança, a menos que o Projeto Debian ou Septor Linux continue mantendo-o por meio do backporting das mudanças da nova série LTS do kernel Linux 5.10.

Além de ter o Tor Browser, o lançamento do Septor Linux 2021 também inclui:

  • OnionShare para compartilhamento anônimo de arquivos;
  • qTox para mensagens instantâneas anônimas;
  • bem como os aplicativos Mozilla Thunderbird, HexChat e QuiteRSS, que são pré-configurados para se conectar automaticamente à Internet através do Rede anônima Tor.

Além disso, você também encontrará o pacote de escritório LibreOffice, editor de imagem GIMP, gerenciador de pacotes Synaptic, instalador de pacote DEBiTool DEB, firewall Gufw, player de mídia VLC, ferramenta de transmissão de tela VokoscreenNG, software de contabilidade pessoal Eqonomize, software de criptografia de dispositivo de bloco zuluCrypt e Histórico de varredura e limpador de arquivo temporário.

Você pode baixar o Septor Linux 2021 agora mesmo do site oficial. A distribuição roda uma versão live diretamente de uma unidade flash USB (usando “live” como senha para o usuário live). No entanto, também pode haver instalação localmente usando o Debian Installer.

 

Share This Article
Sair da versão mobile