Serviço de Segurança da Ucrânia prende hacker que apoiou a Rússia durante a invasão

Com o início da guerra da Rússia com a Ucrânia, um ataque invisível tomou conta dos dois países, executado por hackers. Muitos hackers acabaram ajudando a Rússia nessa invasão. Agora, o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) anunciou a prisão de um “hacker” que ajudou o Exército russo durante a invasão.

Hacker é preso pelo Serviço de Segurança da Ucrânia

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) anunciou ter detido um hacker que prestava suporte técnico às tropas russas durante a invasão. De acordo com as informações, o homem prestava serviços de comunicação móvel dentro do território ucraniano.

O homem transmitiu mensagens de texto para autoridades ucranianas pedindo que deponham as armas e se juntem à Rússia. Na invasão à Ucrânia, o hacker teve ação enfática de ajuda à Rússia e, terá que pagar judicialmente pelos seus crimes.

“A SBU prendeu um hacker que forneceu aos invasores uma conexão de celular na Ucrânia”, diz o anúncio da SBU. “Com a ajuda deste colaborador o inimigo:

  • Fez ligações telefônicas anônimas da Rússia para os telefones celulares dos invasores na Ucrânia;
  • Enviou mensagens SMS a oficiais de segurança e funcionários públicos ucranianos com propostas de rendição e do lado dos ocupantes;
  • Passou comandos e instruções para grupos avançados de invasores russos.

A SBU identificou e prendeu o homem e apreendeu seu equipamento. “De acordo com a SBU, até mil ligações foram feitas por meio desse hacker em um dia. Muitos deles são da alta liderança do exército inimigo”.

Detenção do hacker pelo Serviço de Segurança da Ucrânia

Atualmente, o hacker está detido, todos os seus equipamentos foram confiscados. O agressor foi declarado suspeito e deve sofrer as sanções das leis ucranianas. “Ele será responsabilizado por toda a severidade da lei”.

Esse é apenas um dos hackers que contribuíram com a Rússia na invasão da Ucrânia. Muitos outros devem ser identificados em breve e punidos de acordo com as leis do país. O SUB está atento e todos que contribuíram para essa guerra provocada pela Rússia devem pagar pelo que fizeram.

Desde o início da invasão, uma guerra cibernética foi iniciada e, tem trazido insegurança a vários setores, já tão afetados pela guerra de armas. Os ataques “invisíveis” devem ser punidos com igual rigor e, esperamos que esse seja o primeiro de muitos hackers que ajudaram a Rússia, a serem presos.

Além disso, esperamos que esse conflito acabe o mais rápido possível, para que o país possa se refazer e realocar sua população que tem sofrido muito desde o início da guerra.

Via: SecurityAffairs

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile