in

Shazam lança versão web para macOS e ChromeOS e pode ser acessado também no Windows e Linux

Serviço reconhece automaticamente músicas

Shazam lança versão web e já funciona no navegador

O aplicativo móvel Shazam evoluiu e agora lança versão web que já funciona no navegador de qualquer sistema operacional. O programa está disponível em smartphones para o reconhecimento de músicas. Assim, de repente você está no seu computador e quer identificar aquela canção, bem como intérprete da mesma, basta acessar a página do programa.

Portanto, o Shazam, aproveitando a última reformulação de seu aplicativo móvel, acaba de apresentar uma versão web (em estado beta) de seu serviço de reconhecimento de canções, disponível na página inicial de seu site.

Se você mal podia esperar para continuar lendo e acessou o link anterior, tenha calma.  Porém, afinal, onde está o aplicativo da web prometido? Esta será a versão da web que você verá se não tiver o macOS ou o Chrome OS:

Shazam lança versão web e já funciona no navegador

Shazam lança versão web para macOS e ChromeOS e pode ser acessado também no Windows e Linux

Não se preocupe, isso significa apenas que você não é um usuário do Chrome OS ou do Safari/Chrome/Firefox no macOS, os únicos sistemas operacionais para os quais está habilitado no momento. Entretanto, na realidade, não há nada que impeça um usuário de Windows ou Linux de aproveitar este aplicativo em seu computador.

Então, você pode usar o Shazam Web de qualquer sistema operacional

Para conseguir isso,  basta enganar o site do Shazam e convencê-lo de que estamos usando a última versão do Safari do macOS. E isso, é claro, o conseguiremos alterando o user-agent de nosso navegador (isto é, o ‘cartão de visita’ de nossa conexão HTTP aos servidores web que acessamos).

Para isso, podemos recorrer a múltiplas extensões, como User-Agent Switcher e Manager (no Mozilla Firefox) ou User-Agent Switcher para Chrome.

Uma vez configurado o user-agent, acessaremos o Shazam.com. Então, lá encontraremos o famoso botão’Click to Shazamear’ pronto para uso. No entanto, primeiro devemos conceder permissão para a web usar o microfone de nosso equipamento.