Notícias

20/10/2021 às 20:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Shift5 levanta 20 milhões de dólares para defender aviões, trens e tanques de ataques cibernéticos

Shift5 monitora as tecnologias operacionais sinalizando anomalias

Shift5 levanta 20 milhões de dólares para defender aviões, trens e tanques de ataques cibernéticos

A Shift5 adverte que os sistemas de transporte e armas da América são vulneráveis, alegando que tem as melhores pessoas do mundo, ex-membros de uma unidade de hacking de elite da NSA, para protegê-los. Assim, a Shift5 levanta 20 milhões de dólares (cerca de R$ 111,4 mi) para defender aviões, trens e tanques de ataques cibernéticos.


“Ninguém no planeta sabe mais sobre como atacar e defender esses sistemas do que nós,” diz Josh Lospinoso, CEO e cofundador da startup de segurança cibernética Shift5. Ele está falando sobre proteger os tipos de tecnologias em que as pessoas dependem todos os dias, de aviões a trens, bem como os sistemas de armas dos militares americanos, e é difícil contestar sua afirmação.

Lospinoso, ao lado do cofundador do Shift5, Mike Weigand, eram ex-agentes da unidade de Operações de Acesso Sob Medida da Agência de Segurança Nacional, que tem a missão de invadir redes de adversários estrangeiros. Uma divisão clandestina da NSA.

Lospinoso e Weigand, ao lado do terceiro cofundador e outro técnico militar veterano James Correnti, agora estão aplicando o conhecimento que adquiriram durante seu tempo na NSA e no Comando Cibernético dos EUA na Shift5, que está prometendo proteger as tecnologias que alimentam os sistemas militares e de transporte americanos, que, segundo Lospinoso, são preocupantemente vulneráveis a ataques cibernéticos.

A Shift5 acaba de anunciar um financiamento de US $ 20 milhões, enquanto planeja expandir sua equipe de 50 especialistas de especialistas e desenvolver seu produto. A rodada foi liderada pela 645 Ventures, com financiamento adicional da Squadra Ventures, General Advance e First In, de acordo com a Forbes. 

Shift5 promete proteger aviões, trens e tanques de ataques cibernéticos

shift5-levanta-20-milhoes-de-dolares-para-defender-avioes-trens-e-tanques-de-ataques-ciberneticos
Imagem: PR NewsWire

Com sede em Arlington, Virgínia, a tecnologia do Shift5 monitora as chamadas tecnologias operacionais, como sistemas que mantêm os veículos funcionando ou sistemas de armas online. Ele sinaliza quaisquer anomalias para que os militares, companhias de trem e outros clientes possam garantir que eles estejam seguros, confiáveis e disponíveis.

Lospinoso afirmou que quando sua equipe testou a segurança de vários sistemas de infraestrutura, em todos os casos eles ficaram vulneráveis a ataques significativos. “Dada a gravidade desse tipo de coisa, os hackers vão descobrir isso”, acrescentou. “É apenas uma questão de tempo até que a infraestrutura civil crítica se torne uma vítima desse tipo de coisa.”

Jen Tisdale, diretora sênior de sistemas físicos cibernéticos na empresa de segurança cibernética GRIMM, disse à Forbes que os militares não podem sentar e esperar para ver se os adversários tentam atacar sistemas de armas ou infraestrutura crítica, daí a necessidade de empresas como a Shift5, embora ela não tivesse não fui capaz de testar a tecnologia da startup para ver o quão bem ela protege os sistemas que afirma poder proteger.

“O público em geral deve saber que as ameaças existem”, acrescentou Tisdale, ex-consultor de estratégia de segurança cibernética da montadora Mazda. “As ameaças mudarão com o tempo, conforme a tecnologia e as metodologias avançam – o mesmo deve acontecer com as soluções e práticas de segurança cibernética.”

Via: Forbes

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.