in

Shotcut 20.06 vem com apresentação de slides

Veja as novidades do programa de edição de vídeo.

Shotcut 20.06 vem com apresentação de slides

O editor de vídeos Shotcut lançou há alguns dias a versão 20.06. Além de editar, ele também organiza essa edição, com suporte a vários formatos de vídeo e áudio é implementado através do FFmpeg. Você pode usar plugins com a implementação de efeitos de vídeo e áudio compatíveis com Frei0r e LADSPA. A principal novidade do Shotcut 20.06 é que ele vem com apresentação de slides.

Entre os recursos do Shotcut, é possível notar a possibilidade de edição multipista com composição de vídeo a partir de fragmentos em vários formatos de origem, sem a necessidade de importação ou transcodificação preliminar.

Existem ferramentas internas para criar screencasts, processar imagens de uma webcam e receber vídeo em tempo real. Para construir a interface, o Qt5 é usado. Código escrito em C++ e distribuído sob a licença GPLv3.

Shotcut 20.06 vem com apresentação de slides. O que mais há de novo?

Shotcut 20.06 vem com apresentação de slides

Nesta nova edição do editor, uma das principais novidades é a inclusão de um gerador de apresentação de slides, que podemos encontrar em Playlist> menu> Adicionar selecionado à apresentação de slides.

Para vídeos e imagens nesta nova edição do Shotcut 20.06, é implementado um modo de edição de proxy (Configurações> Proxy), que permite criar e usar vídeos e imagens em baixa resolução, em vez das opções do arquivo original. O usuário pode fazer edições com base em imagens de baixa resolução, carregando minimamente o sistema e quando o resultado estiver pronto para exportar o trabalho em resolução normal.

Outra das mudanças que se destacam é que um conjunto de filtros foi adicionado para vídeo espacial no modo 360 graus.  Além disso, foi adicionada a configuração para calibração da sincronização durante a reprodução. Essa configuração pode ser encontrada em Configuração> Sincronização.

Por outro lado, também foi adicionado um botão para adicionar um quadro-chave ao painel Quadros-chave para todos os parâmetros (anteriormente esse botão era mostrado seletivamente).

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Blip Flash Generator (Abra outro> Blip Flash) adicionado.
  • Predefinições de exportação adicionadas: Slide Deck (H.264) e Slide Deck (HEVC).
  • Um parâmetro para determinar a cor de fundo foi adicionado aos filtros de rotação, escala e posicionamento.
  • Foi adicionada a capacidade de mover arquivos de um gerenciador de arquivos externo para a linha do tempo no modo arrastar e soltar.
  • Adicionada opção para mesclar com o próximo clipe no menu de contexto do clipe.
  • Filtro Wavelet adicionado para suprimir o ruído do vídeo.
  • Para cumprir o politicamente correto, “Mestre” na linha do tempo foi renomeado para Exit.

Por fim, se você quiser saber mais sobre esta nova versão, verifique os detalhes no link a seguir.

Baixar o Shotcut

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.