Shotwell 0.32.0 Image Viewer adiciona suporte para imagens JPEG-XL, AVIF e WebP

Esta versão também apresenta suporte para imagens CR3, bem como mais variantes de HEIF/HVEC.

Claylson Martins
2 minutos de leitura

O visualizador de imagens de código aberto Shotwell 0.32.0 foi lançado neste final de semana. Esta é uma atualização importante que promete suporte para mais formatos de imagem, bem como vários novos recursos e melhorias que você pode ter perdido. Assim, o Shotwell 0.32.0 Image Viewer adiciona suporte para imagens JPEG-XL, AVIF e WebP.

Shotwell 0.32.0 está aqui para apresentar suporte para novos formatos de imagem, incluindo AVIF , WebP, JPEG-XL , CR3, bem como mais variantes de HEIF/HVEC. Ele também apresenta a capacidade de marcar pessoas manualmente em imagens, e os desenvolvedores observam o fato de que a detecção automática e o reconhecimento de pessoas agora podem ser ativados durante o tempo de compilação.

A interface gráfica do usuário também foi atualizada nesta versão para adicionar suporte para exibições HiDPI para o visualizador de imagens, suporte para várias contas para serviços de publicação e manipulação mais simples de tags hierárquicas.

Shotwell 0.32.0 Image Viewer adiciona suporte para imagens JPEG-XL, AVIF e WebP

Shotwell 0.32.0 Image Viewer adiciona suporte para imagens JPEG-XL, AVIF e WebP

Além disso, o Shotwell 0.32.0 adiciona tratamento inicial de dados geográficos, observando o fato de que o recurso de exibição de mapa provavelmente retornará no próximo lançamento principal e introduz isolamento para bibliotecas e configurações.

Alguns bugs presentes em versões anteriores também foram resolvidos, como a geração de miniaturas de vídeo quando a depuração está habilitada e a exibição de tags duplicadas em pop-ups de sugestões.

Várias traduções de idiomas também foram atualizadas. Você pode baixar o Shotwell 0.32.0 aqui como um tarball fonte que você precisa para compilar você mesmo em sua distribuição GNU/Linux. Você também poderá instalá-lo como um aplicativo Flatpak do Flathub nos próximos dias ou dos repositórios estáveis ??da sua distro.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.