Sincronização de GPU para Xwayland agora é finalmente mesclada no servidor XOrg

A sincronização explícita de GPU para Xwayland agora é finalmente mesclada no servidor XOrg. Os ambientes de desktop GNOME 46 e KDE Plasma 6.1 também contarão com suporte explícito à sincronização.

Outro grande passo para trazer a sincronização explícita da GPU foi feito com a fusão do pedido de um ano da NVIDIA para adicionar suporte de sincronização explícito às extensões DRI3 e Present, e a implementação do Xwayland.

Na semana passada, o desenvolvedor do KDE, Xaver Hugl, nos disse por que a sincronização explícita é um grande negócio e como ela finalmente resolverá os problemas irritantes que alguns usuários do Linux estão enfrentando ao usar uma placa de vídeo NVIDIA com os drivers gráficos proprietários no Wayland enquanto jogam ou fazem outras tarefas que envolvem o uso de sua GPU dedicada.

Embora o protocolo de sincronização explícito já tenha chegado aos protocolos Wayland, ele ainda precisa ser implementado em alguns outros componentes, como o Wayland e o driver proprietário da NVIDIA, para que tudo finalmente funcione perfeitamente no uso de uma GPU NVIDIA no Linux.

Sincronização de GPU para Xwayland agora é finalmente mesclada no servidor XOrg

Depois de um ano de espera, a proposta da NVIDIA para adicionar sincronização explícita de GPU às extensões DRI3 e Present, juntamente com uma implementação para Xwayland, foi finalmente incorporada ao XOrg Server. Se você está se perguntando por que isso é importante, o Xwayland ainda está sendo usado para compatibilidade com aplicativos X11 em sessões do Wayland.

“Embora nós da NVIDIA possamos estar particularmente interessados em ter isso em vigor, já que nosso driver não tem suporte implícito à sincronização, um consenso geral parece estar se formando em torno da ideia de que a sincronização explícita é o melhor caminho a seguir para a pilha de gráficos Linux”, disse Erik Kurzinger. “Ter o X11 e o Wayland usando um mecanismo semelhante para sincronização explícita simplificará o desenvolvimento para drivers do lado do cliente.”
Agora, tudo o que resta é a NVIDIA lançar uma nova versão de seu driver gráfico proprietário que finalmente suporta o protocolo de sincronização explícita. Como você pode esperar, isso abriria a porta para que mais usuários, especialmente jogadores, mudassem para o Linux, já que falhas gráficas serão coisa do passado.

O mais recente ambiente de desktop GNOME 46 já vem com suporte a sincronização explícita, que também deve ser implementado na próxima versão do ambiente de desktop KDE Plasma 6.1, que será lançada em meados de junho de 2024.

9to5Linux
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile