sistema-operacional-do-apple-lisa-vai-ser-liberado-gratuitamente-em-2018

Steve Jobs deixou uma herança, e você pode ser o herdeiro dela. Pois é, o sistema do computador Apple Lisa que é o precursor do MacOS vai ser liberado de graça em 2018 e qualquer pessoa poderá fazer o download, claro, se assim desejar.

O sistema surgiu em 1980, sim ele é bem antigo, e não sabemos se alguém já esta de olho para reaproveitar o sistema de alguma forma. A versão gratuita do sistema estará disponível em 2018 no Museu da História da Computação.

De acordo com o Business Insider será possível baixar o código fonte que será distribuído como open source (código aberto) e estará incluso no código os programas originais que foram pré instalados na época.

O primeiro computador da Apple Lisa rodou o sistema em 1983 e teve o lançamento no mesmo ano, no entanto, as vendas foram baixas, pois o valor dele era de US$ 10 mil, o que para época era caro, em especial por ser o primeiro computador com interface gráfica.

Com essa baixa nas vendas, Steve saiu da Apple em 1985. Mas segundo informações, houve uma briga séria entre Steve e o CEO da Apple John Scully junto com o conselho administrativo da Apple.

Mas, Steve volta para a Apple em 1996, onde tornou-se líder das equipes que criaram o iPod, iPhone e o iPad e muitos outros projetos. E voltando ao sistema Lisa, inicialmente todos pensavam que o codinome não era para agradar nenhuma mulher, e que o nome é a abreviação de Local Integrated System Architecture (Arquitetura de Sistema Integrada Localmente).

Anos depois, Jobs abre sua vida em uma biografia e confessa ao Walter Isaacson é que sim, ele queria homenagear a sua filha Lisa Nicole Brennan-Jobs que em miúdos, ele demorou muitos anos para reconhecer a paternidade desta criança.

O sistema do Apple Lisa era considerado o melhor para época, e a grande revolução. Ele rodava no computador da apple que possuía o microprocessador Motorola 68000 a 5 MHz, o PC tinha 1 MB de RAM, memória virtual, um disco rígido externo de 5 MB e dois leitores de disquetes 5,25? de 871 KB.

É isso, a data exata não foi divulgada, mas a notícia já está girando o mundo e muitos especialistas e a população Geek já esperava por essa liberação.

Emanuel Negromonte
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

VirtualBox 5.2.4 conserta login do Gnome e melhora em altas resoluções

Previous article

Criador do Mandrake Linux lança sua versão do Android sem Apps Google

Next article

You may also like

More in Notícias