Sistema quebrou? Veja como salvar as configurações do seu desktop Linux caso algo dê errado

Claylson Martins
6 minutos de leitura

No mundo Linux, a reinstalação do sistema operacional não é algo necessariamente incomum. O grande problema, muitas vezes, é recompor toda a configuração perdida. Mas calma! Isso pode ser facilmente resolvido com um simples programa do próprio Linux. Não sei dizer quantas vezes já fiz uma nova instalação do sistema operacional Linux e tive que lembrar de todas as configurações da encarnação anterior. Às vezes consigo recuperar essa configuração com bastante facilidade, e às vezes é um esforço. Ou talvez eu tenha feito alterações radicais em minha área de trabalho, apenas para desejar poder recuperar a configuração anterior.

A boa notícia é que onde há vontade, há um caminho. E, neste caso, o caminho vem de um pequeno aplicativo chamado SaveDesktop. Este aplicativo salva as configurações da sua área de trabalho – como ícones, temas, fontes, planos de fundo e até aplicativos Flatpak – em um arquivo de configuração que você pode reaplicar posteriormente usando o mesmo aplicativo.

SaveDesktop é incrivelmente fácil de usar e suporta os seguintes ambientes de desktop:

  • GNOME
  • Xfce
  • Cinnamon
  • Budgie
  • Pop!_OS (now COSMIC)
  • Pantheon
  • MATE

Se sua área de trabalho estiver nessa lista, continue lendo e descubra como instalar e usar este aplicativo, para que você não precise perder tempo reconfigurando sua área de trabalho de volta ao que era.

Como instalar o SaveDesktop

O que você precisa: As únicas coisas que você precisa são de uma instância em execução de qualquer distribuição de desktop Linux que suporte Flatpak, que é a maioria delas, e um usuário com privilégios sudo.

1. Instale o Flatpak

Caso sua distribuição não venha com o Flatpak pré-instalado, você pode instalá-lo a partir dos repositórios padrão. 

Se você estiver usando uma distribuição baseada no Ubuntu , o comando para isso seria:

Terminal
sudo apt-get install flatpak -y

Se você usa uma distribuição baseada no Fedora, esse comando seria:

Terminal
sudo dnf install flatpak -y

2. Adicione o repositório Flathub

Para instalar aplicativos do Flathub, você deve primeiro adicionar o repositório necessário com o comando:

Terminal
flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://dl.flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

3. Instale o SaveDesktop

Agora você pode instalar o SaveDesktop com o comando:

Terminal
flatpak install flathub io.github.vikdevelop.SaveDesktop

4. Abra SaveDesktop

Para executar o SaveDesktop pela primeira vez (e adicionar um iniciador ao menu da sua área de trabalho), emita o comando:

Terminal
flatpak run io.github.vikdevelop.SaveDesktop

Você também pode simplesmente sair e fazer login novamente, e o iniciador SaveDesktop será adicionado automaticamente ao menu da sua área de trabalho.

Como usar o SaveDesktop

1. Configure seu primeiro salvamento 

A primeira coisa a fazer é nomear o arquivo que será salvo digitando um nome de arquivo no espaço Definir o nome do arquivo na janela principal.

Certifique-se de dar ao arquivo um nome que o ajude a lembrar a qual máquina ele se aplica.Captura de tela de Jack Wallen/ZDNET

2. Selecione as configurações a serem salvas

Em seguida, clique em Itens a serem incluídos no arquivo de configuração. 

No pop-up resultante, habilite todos/todos os itens que deseja adicionar ao arquivo e clique em Aplicar.

Se você usa muitos aplicativos Flatpak, recomendo ativar esta opção.Captura de tela de Jack Wallen/ZDNET

3. Habilite o salvamento programado opcional

Opcionalmente, você pode ativar o salvamento periódico do seu arquivo de configuração. Para fazer isso, clique no menu suspenso associado ao salvamento periódico e selecione Nunca, Diariamente, Semanalmente ou Mensalmente.

Se você não definir uma programação, terá que salvar as configurações da área de trabalho manualmente.Captura de tela de Jack Wallen/ZDNET

4. Salve a configuração

Depois de cuidar das opções, clique em Salvar. Você será solicitado a selecionar um local para armazenar o arquivo de configuração. 

A sugestão é salvar o arquivo em uma unidade externa ou em armazenamento em nuvem. Dessa forma, caso algo dê errado com seu sistema operacional, você poderá aplicar o arquivo após reinstalar o sistema operacional.

Importando o arquivo

Caso algo dê errado com sua área de trabalho, tudo o que você precisa fazer é abrir o SaveDesktop, clicar em Importar, clicar em Importar do arquivo, selecionar o arquivo de configuração que você criou e clicar em Abrir. SaveDesktop aplicará as configurações e solicitará que você saia e faça login novamente. 

Se você deseja reverter sua área de trabalho para uma encarnação anterior, importe o arquivo SaveDesktop e pronto.Captura de tela de Jack Wallen/ZDNET

Sistema quebrou? Veja como salvar as configurações do seu desktop Linux caso algo dê errado

E isso é tudo o que você precisa para salvar as configurações atuais da sua área de trabalho – e importá-las de volta se algo der errado. 

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.