Sistemas embarcados: saiba o que são, conheça alguns exemplos!

Sistemas embarcados são sistemas processados de hardware de baixo custo e limitado para realizar uma única tarefa, necessário total reprogramação de para uma nova tarefa. Essa seria a explicação da Wikipédia para sistemas embarcados, mais na prática, um sistema embarcado na realidade é um apanhado de hardware reduzido para realizar tarefas que não dependem de um grande poder de processamento.

Diferentemente de um computador pessoal que executa diversas tarefas, a limitada configuração de hardware de um sistema embarcado permite-lhe fazer tarefas simples, rodando sistemas monousuário para realizar tarefas administrativas como por exemplo: um mini servidor de dados.

Outros exemplos comuns são os Smartphone, toda tecnologia empregada em sua estrutura pode ser considerada um sistema embarcado, pois o seu diminuto hardware cuida de funções básicas de um telefone e de uma interface com rotinas programadas para o uso de funções diversas e assim também os tablets podem ser considerados um sistema embarcado.

Arduíno

Já o Arduíno é um sistema de placa única com uma interface programável de entrada e saída, o que é chamado de hardware livre. O Arduíno tem uma interface programável para diversas finalidades desde a construção de sistemas autônomos e até extensões para um sistema embarcado, dai o motivo para que muitos confundam e até pensem que os dois são a mesma coisa.

Pode ser utilizado em sistemas interativos como automação de residências, controle de iluminação e até controle de ambientes climatizados. Quando configurados para tais tarefas podem ou não estarem ligados a um computador hospedeiro que guarda sua programação para questões mais complexas, mais no geral as placas de Arduíno tem uma interface de memória ROM (EEPROM), uma porta USB e um controlador de entrada e saída.

Ambas as tecnologias podem ser utilizadas em simultâneo, mais o importante é que não as confundam, pois são sistemas diferentes e ambos tem suas particularidades. Existem vários outros sistemas embarcados, aqui é apenas uma definição básica sobre o termo. Esperamos ter ajudado.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile